Uma ação em conjunto do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva e a Unidade Básica de Saúde do Conjunto Nova Natal, no bairro de Lagoa Azul, ocorrida durante toda esta quinta-feira (08), mobilizou familiares das crianças da unidade de ensino para a aplicação de 192 doses das vacinas de Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Vitamina A, Covid-19 (Pfizer Pediátrica), Influenza, Varicela,  DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), VOP (Vacina Oral Poliomielite) e Meningo C.

 

Atuando como gestora pedagógica do CMEI Professora Stella Lopes da Silva, Denise Medeiros Dantas, comentou sobre como aconteceu o processo de promover esse “Dia de Vacinação” para as crianças. “Percebemos que muitas crianças do CMEI estavam gripadas e que era importante colocar em dia a vacinação. Tivemos uma boa demanda de pais e crianças que compareceram para a vacinação. Muitas vezes eles esquecem de procurar o posto de saúde, então, é uma boa oportunidade para atualizarem o cartão das crianças", disse.

 

Um dos enfermeiros da Unidade Básica de Saúde que contribuiu para a vacinação no CMEI Professora Stella Lopes foi Adael José Aldo Lima, que explicou como foi o convite da direção para a aplicação das vacinas. “Muitas famílias têm resistência em aceitar a vacinação das crianças, e isso acaba por dificultar a efetivação da imunização que previne que elas contraiam algum tipo de doença. Às vezes também existe a dificuldade de conseguir as vacinas, uma vez que a demanda é muito grande” afirmou o profissional de saúde.


A avó de Lucas Gabriel Epaminondas, de cinco anos, Josiane Epaminondas contou que o cartão de vacina do seu neto estava atrasado e que a aplicação das vacinas é muito importante. “Esse momento facilita tudo isso. Ajuda eu e a mãe dele” explicou. Quem também relatou a relevância do evento foi Patrícia Helena dos Santos, mãe de Williane dos Santos Medeiros, de cinco anos, que revelou o antigo tinha receios quanto à aplicação da vacina na filha, por isso a vacina contra a Covid-19 estava atrasada. Entretanto, percebeu a importância da imunização. “É muito boa essa iniciativa, principalmente pela distância que muitos pais têm do posto de saúde, então assim, eles podem ser orientados e atendidos” comentou.