A Secretaria Municipal de Educação de Natal está participando do Projeto ALI Educação Empreendedora, que é realizado em parceria com o SEBRAE-RN. Na quinta-feira (08), gestores da Rede Municipal de Ensino participaram da abertura do projeto, onde houve esclarecimentos e apresentação dos parceiros de cada região.

De acordo com o consultor sênior do Sebrae, Rafael Demétrius, o objetivo do projeto é fomentar a inovação dentro das escolas públicas da Educação Básica, por meio do estímulo ao desenvolvimento da Educação Empreendedora. “Para isso, o Sebrae selecionou um time de bolsistas (Agentes de Educação Empreendedora), com experiência em educação e empreendedorismo, que realizará o atendimento das instituições de ensino”.

A atuação dos agentes será realizada em um ciclo de sete meses. O processo se iniciará com a aplicação de um diagnóstico que trará três dimensões de inovação na educação. O diagnóstico será respondido por um grupo de trabalho formado pela própria escola, que, com a condução do Agente, irá elaborar um plano de ação para cada instituição de ensino participante do projeto. Com o plano elaborado e validado, o agente ficará responsável por realizar as articulações necessárias para efetivar as ações propostas.

“Contar com essa parceria é um privilégio. Inicialmente, são 30 escolas contempladas, sendo 15 na zona norte e outras 15, distribuídas nas outras zonas da cidade. A expectativa é de que o projeto contribua significativamente para melhoria da educação pública de Natal. Esperamos, em breve, ampliar o projeto para as escolas”, ressaltou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano.

A gestora administrativa da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, Selma Estevam da Silva, reforçou que “a expectativa é a melhoria na qualidade de vida dos nossos alunos pós-pandemia, não só dos estudantes, mas também das famílias e professores, que não podemos esquecer”.

Já a gestora administrativa da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, Michele Maíra Bezerra Silva, falou da perspectiva em relação ao projeto “Estou muito animada, com as melhores expectativas possíveis, quando a gente vê algo que vem para somar com o nosso fazer diário, que não é fácil, a gente se anima muito, tudo que vem agregar com o cotidiano, seja as relações interpessoais, ou até mesmo com o pedagógico que é o nosso foco maior”.