Uma noite de dança, música e cultura nesta quarta-feira (24) reuniu cerca de 70 estudantes de 10 turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo para assistirem às apresentações do Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Camerata de Violões do RN, no Teatro Alberto Maranhão. A ação faz parte do projeto Siga Arte, do Núcleo de Arte e Cultura, da UFRN.

Os alunos com faixa etária de 14 a 60 anos, que trabalham no período diurno, também tiveram a oportunidade de conhecer o TAM. Na ocasião, o espetáculo de dança (Des)caminhos, exibiu uma dramaturgia que expressou aspectos da cultura local e da presença do modernista Mário de Andrade em viagem pelo Amazonas e o Nordeste do país, em especial o Rio Grande do Norte.

A camerata de violões tocou em vários estilos, desde erudito a músicas clássicas e populares. Já a apresentação de dança foi dividida em atos como: Na pancada do ganzá, Chico Antônio, um cantador sublime e Pândega brasileira, mostrando o encontro de Mário de Andrade com as peculiaridades culturais e seu espanto ao conhecer o embolador de Coco Chico Antônio, na Fazenda Bom Jardim.

Para a diretora administrativa da Escola M. Professor Amadeu Araújo, Adriana Rocha de Souza Fortes da Silva, é uma importância ímpar, trazer os alunos para o Teatro Alberto Maranhão por ser um patrimônio cultural, material e um espaço de grande beleza do Estado. “Estamos mostrando aos estudantes da EJA, a cultura erudita, com essa apresentação do trabalho da UFRN, que para muitos deles essa é uma cultura inacessível, sendo uma forma de aproximá-los a esse mundo diferenciado e tirá-los do espaço escolar, proporcionando uma aula especial”, destacou a gestora. A Escola Municipal Professor Amadeu Araújo está situada no bairro de Lagoa Azul.

O aluno João Maria Alexandre Costa, de 31 anos, que trabalha em uma fábrica, comentou que achou sensacional a iniciativa da escola. “É a primeira vez que eu vim aqui no teatro, é uma experiência, uma oportunidade única, que vai ficar marcada pelo resto da vida, muito bacana mesmo. Gostei demais da aula-passeio”, revelou o estudante da EJA.

Outro estudante do 9º Ano, Leônidas Andriel da Silva Ferreira, de 14 anos, também era a primeira vez que visitava um teatro. “Achei muito legal, um espetáculo muito bom e está sendo uma ocasião maravilhosa para mim, porque eu nunca tinha visto uma apresentação de dança assim e escutado uma música deste tipo, somente com violões e é muito bacana”, declarou. Na saída do espetáculo, os alunos aproveitaram para tirar fotos em diferentes pontos do teatro e registrar nas redes sociais a visita ao monumento cultural.