Os trabalhos originais realizados por artesãos de Natal, através do projeto Lugares de Charme para a repaginação da loja Natal Original, serão apresentados pela primeira vez e em formato inédito no “Desfile Original é Ser”. Com apoio da Prefeitura de Natal, a apresentação acontece na próxima quinta-feira (25), das 15h às 17h, no Jardim do Convento Santo Antônio, Cidade Alta. A entrada é gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível para a própria comunidade religiosa.

O desfile é resultado dos trabalhos desenvolvidos a partir da implementação da metodologia autoral “Ser Especiário” da designer social Cris Ribeiro, que por meio da economia criativa valoriza artesãos e artistas imprimindo suas próprias histórias em cada objeto. Nesta primeira edição, estão sendo contemplados os artesãos da “Loja de Artesanato Natal Original”, projeto que tem o apoio da Prefeitura de Natal por meio da Semtas - Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e do Sebrae-RN. A realização do desfile, por sua vez, conta com o apoio da Prefeitura por meio da Funcarte/Secult, Semtas, Loja Natal Original, Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) e Restaurante Camarões.

"Esse projeto é de suma importância para o artesanato da cidade do Natal, e estamos resgatando a história da nossa cidade, sua essência e suas características de como SER Natal. O nome do projeto já fala de como é importante o que estamos fazendo em parceria com os lugares de charme. Estamos gerando emprego e renda,  fomentando o artesanato natalense e empreendedorismo", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Coleções
Serão três coleções de produtos de moda, acessórios, decoração e utilitários: A coleção “Certidão de Nascimento” tem peças inspiradas nos marcos da história da cidade, como a Cidade Alta e suas construções históricas representadas principalmente pelas janelas. A segunda coleção é “Ore Potiguara”, na qual honra os Tupis Potiguares, povos originários desta terra. Esta coleção teve consultoria da comunidade Gamboa do Jaguaribe. E a coleção “POP”, que situa Natal como cidade receptiva, urbana, solar e colorida. Assim, Luís da Câmara Cascudo e Newton Navarro, dois nomes da arte e da cultura, estarão presentes também com sua arte e escrita.

“Os produtos foram inspirados na originalidade do Ser Natal, resgatando memórias da sua história junto à sua colonização e sua personalidade identitária como POP, multiplural, colorida e autêntica na sua forma de existir”, comentou Cris Ribeiro. Para o titular da Secult, Dácio Galvão, é uma “reafirmação etnológica dos fazeres de atores históricos que estruturam a identidade de Natal, com os artistas sendo marca de territórios criativos locais", analisou.

Grafite e música
O “desfile performático” será conduzido pelos músicos autorais Carlos Zens, Fernandinho Regis, Valério Felipe e Gilson do Acordeon, com um repertório especial, conceitual, inspirado nas temáticas das coleções que serão apresentadas. Um cenário vivo irá conectar grafiteiros, artesãos, atores e músicos, em uma interação harmônica, a partir das inspirações que traduzem as narrativas das coleções.

O restaurante “Tapiocaria da Avó” estará presente no cenário, vendendo pratos da gastronomia de raiz, como a “tapioca com ginga”, oferecidos em três formatos. Mais algumas surpresas originais acontecerão na tarde!”, promete a diretora do evento. Na ocasião, será possível prestigiar os artesãos da Loja de Artesanato Natal Original com a compra de produtos conceituais apresentados no desfile, disponíveis para venda no local.