Nos três primeiros meses desde a reestruturação do Banco de Alimentos de Natal, a equipe já  registra bons resultados. Foram 4,2 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos, beneficiando mais de 4.676 usuários que se encontram em vulnerabilidade social. Esse número representa um aumento de 262,5% na arrecadação em comparação ao ano de 2021.

A reestruturação do banco de alimentos ocorreu em março deste ano, pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). O programa viabiliza a captação e distribuição de gêneros alimentícios provenientes de doações dos setores público e privado às instituições assistenciais cadastradas na Secretaria, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O objetivo é minimizar o desperdício de alimentos, garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas em  vulnerabilidade. A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, comemora os bons resultados do programa: "Esse trabalho do Banco de Alimentos colabora com o oferecimento de alimentos mais saudáveis aos mais vulneráveis. Ficamos muito felizes em ver o Banco crescendo, reaproveitando o que seria desperdiçado, mesmo estando em boas condições para ser consumido e poder ajudar quem mais precisa. É um trabalho que está sendo realizado com muito sucesso”, finaliza.

Atualmente, 18 instituições são atendidas com doações provenientes do banco de alimentos, mas a meta da Secretaria é superar esse número. “Nossa expectativa é ampliar ainda mais este número, viabilizando o fortalecimento do Banco de Alimentos. Os alimentos são coletados, triados, higienizados e redistribuídos para as instituições cadastradas na Semtas, que são devidamente capacitadas, para fornecer as refeições que preparam para as famílias em vulnerabilidade para as quais prestam serviço no âmbito institucional. Com isso, nosso objetivo principal é minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar da população mais vulnerável. Agradecemos a adesão das empresas e da sociedade civil ao programa que tem ajudado muitas instituições”, afirma a titular da Semtas.

Segurança Alimentar
O Programa Banco de Alimentos tem forte apelo à co-responsabilidade da sociedade civil e está sob a administração do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, que desenvolve um trabalho de arrecadação, seleção e doação de alimentos, além da qualificação das instituições cadastradas pelo referido programa.

De acordo com a nutricionista da instituição do Juvino Barreto, Ezilta Araújo, as doações feitas pelo banco de alimentos proporcionam aos idosos uma refeição balanceada e rica em nutrientes “Ficamos muito felizes com essas doações. A partir delas oferecemos aos nossos usuários refeições mais saudáveis. Faço um apelo para que outras empresas possam aderir ao programa e estejam fornecendo os alimentos que não estão mais aptos para estarem em suas prateleiras e ainda estejam bons para serem consumidos. É de grande ajuda para as instituições cadastradas na Semtas que esses alimentos sejam doados", pede.

A comida arrecadada geralmente está próxima de vencer ou são produtos que, porventura, danificam sua embalagem sem comprometer o conteúdo, mas que impede de ser vendido ou ainda alimentos que seriam jogados no lixo. O programa recolhe e seleciona o que pode ou não ser doado.

Como participar?

Existem vários critérios para o consumo e para qual instituição será entregue. Com o cadastro das instituições, sabe-se o perfil que ela atende.  É necessário  prestar atendimento gratuito, ter estatuto, razão social ou CNPJ, registro no Conselho de Assistência Social, não possuir vínculo político-partidário, preparar e servir refeições na própria sede, ter cozinha, despensa e refeitório adequado e participar de reuniões promovidas pelo Banco de Alimentos.

Atualmente, o Programa atende às seguintes instituições: Escola Ambulatório Padre João Maria-Casa da Criança, Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN - Hatmo, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos- IERC/RN, Lar da Vovozinha, Casa de idosos Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico -LAE, Lar Fabiano de Cristo – Casa Clara de Assis, APAE Natal - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Centro Suvag do RN, Associação de Orientação aos Deficientes - ADOTE, Sociedade Heitor Carrilho, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Riograndense Pró-Idoso - ARPI e Patronato da Medalha Milagrosa e  Centro Educacional Dom Bosco.

Doações

As empresas de gêneros alimentícios que fazem doações ao Banco de Alimentos  ajudam várias entidades socioassistenciais e ganham reconhecimento no mercado. As empresas colaboradoras recebem o selo do programa, apoio de capacitação nutricional, além de ter sua logomarca divulgada no caminhão do banco de alimentos e nas sacolas das entregas.

Os interessados devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (whats), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.

Os alimentos são doados atualmente pelo Favorito Supermercado, VerdFrut, Supermercados RedeMais (Veneza), Maternidade Araken Irerê Pinto, Semsur, AVERN, SMS- CEI Leste e pela Feira da Agricultura Familiar, e não ficam armazenados no Banco de Alimentos. Eles são separados rapidamente para que haja uma distribuição eficaz. "Através do Programa Banco de Alimentos, estamos buscando garantir o direito à Segurança Alimentar e Nutricional, assim como a  redução do desperdício de alimentos por meio da parceria firmada com as redes de supermercados do município", conclui a assistente social do Banco de Alimentos,  Elaine Medeiros.