Atendendo à solicitação do Grupamento de Fuzileiros Navais, feita pelo Capitão-Tenente Solimar, a Guarda Municipal de Natal participou da segurança dos natalenses durante as visitas ao Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, nesta sexta-feira (19), em Natal. A visitação ocorreu durante toda a tarde no Porto de Natal, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. 


A atividade faz parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil. A embarcação realiza, desde fevereiro de 2022, uma viagem em comemoração ao bicentenário da independência, visitando vários portos internacionais e nacionais para fortalecer os laços históricos de amizade do Brasil com outros países. Segundo a Marinha, a viagem também tem objetivo de despertar sentimentos de cidadania e patriotismo dos brasileiros que visitam a embarcação. 
 

Com 76 metros de comprimento e 46 metros de altura em seu mastro principal – o navio é um “Veleiro de Grande Porte” dedicado à "educação pelo mar, com o mar e para o mar". Sua tripulação é composta por 52 militares e possui capacidade de 36 tripulantes em instrução. 
 

A embarcação foi incorporada à Marinha do Brasil em março de 2000, quando fez a sua primeira viagem, percorrendo a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.