A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou na noite da quarta-feira (17), por meio do Departamento de Gestão Escolar, o 2º Ciclo de Formação para Conselheiros Escolares, com tema “A importância da mobilização da comunidade escolar no fortalecimento do Conselho Escolar”. A palestra foi ministrada pelo secretário de Educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que se reuniu com 166 conselheiros escolares da Rede Municipal de Ensino, eleitos para o triênio 2022-2024.

A chefe do Setor de Planejamento e Avaliação de Gestão Escolar, Márcia Soraya Praxedes da Silva, comentou na live que o setor é o responsável pelo desencadeamento de ações que são relacionadas ao protagonismo dos conselhos escolares no que tange à mobilização da comunidade escolar junto às escolas e CMEI. “Esse encontro vem sensibilizar a todos da importância do Conselho Escolar, da relevância do colegiado dentro da escola. Estamos fomentando o diálogo e a reflexão, trazendo essas pessoas para entender e perceber que o conselheiro tem vez e voz no Conselho Escolar, que possa participar de forma efetiva dentro do processo educacional das unidades de ensino”, explicou.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, reforçou que o encontro compartilha experiências exitosas e lembrou que Natal é referência em Gestão Democrática e Gestão Escolar desde os anos 1980. “Esse trabalho não se perde, avança a cada dia e ano que se passa. Agradeço ao secretário Herbet Lima, que também é referência de Gestão e Educação no Brasil, pela disponibilidade em aceitar o convite”, declarou.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos é professor da Universidade Federal do Ceará, graduado em Física, mestrado com pesquisas em Tecnologia Aplicada à Educação e doutorado em Teleinformática.  Está na Secretaria de Educação de Sobral desde 2017. Iniciou a palestra com histórico sobre a educação da cidade de Sobral a partir dos anos 90, o desafio e os objetivos de aprendizagem nesta região Norte do Estado do Ceará.

Herbert Lima destacou que os conselheiros estão aptos a discutir os eixos da política educacional dentro dos pilares da gestão escolar. “O conselho escolar deve acompanhar e fiscalizar o trabalho pedagógico da gestão, se empoderar de resultados de aprendizagem, não serem fiscais do emprego de recursos, obviamente que isso é importante, mas garantir principalmente uma reflexão e acompanhamento de natureza pedagógica”, disse.

“Eles assumem esse papel de mobilização da comunidade escolar porque eles fiscalizam, orientam, fortalecem, tomam decisões juntamente com o diretor e num diálogo de forma participativa e isso faz uma diferença bastante significativa. Um dos princípios dos eixos dessa gestão democrática é a descentralização de decisões e o diálogo, é a participação de todos os envolvidos e a transparência nessas decisões de implantações de ações de fortalecimento da prática pedagógica, das interlocuções e das soluções das questões administrativas”, finalizou Herbert Lima, referente a atuação dos conselheiros escolares.