Despertar a responsabilidade socioambiental, sobretudo, para a importância do descarte correto de lixo em nossa cidade. Esse é objetivo da ação realizada na manhã desta quarta-feira (17),  no comércio de rua de Cidade Alta e que se repete amanhã (18), também nas ruas do bairro do Alecrim, por agentes do Instituto Cidade Limpa em parceria com Prefeitura do Natal, Associação Viva Centro e Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim.

A ação consiste em entrar nos estabelecimentos fixando cartazes informativos, que trazem um QR Code que possibilita o acesso a conteúdos digitais sobre a importância da separação do lixo e da coleta seletiva. Além de conversar com comerciantes e público em geral sobre a importância da responsabilidade socioambiental em relação ao cuidado com os resíduos gerados por cada pessoa. E nesta quarta percorreu as avenidas Rio Branco, Princesa Isabel, Ulisses Caldas, Felipe Camarão e João Pessoa.

"Vamos atuar nos estabelecimentos fazendo esse trabalho de sensibilização, pois eles concentram um fluxo maior de pessoas e conversar com funcionários e responsáveis orientando sobre a temática", explica Naiara Azevedo, diretora do Instituto Cidade Limpa.  E nesta quinta (18), a partir das 8h a equipe volta às ruas do bairro do Alecrim.

A responsabilidade socioambiental acontece quando uma pessoa se reconhece como integrante do todo e toma atitudes para beneficiar o meio ambiente como praticar o consumo consciente, evitar desperdícios de recursos, fazer o descarte de lixo corretamente e até mesmo debater com outras pessoas formas de cuidar do meio ambiente. Essa atitude também pode ser coletiva, sendo pessoa jurídica, organizações ou empresas.

"Quando você separa seu lixo e recicla a cidade fica mais limpa e a natureza agradece", destaca o material que redireciona por meio de QR Code a vídeos curtos e objetivos sobre a separação do lixo entre resíduos orgânicos e seco, uma etapa importante para o início do processo de reciclagem e os tipos de resíduos gerados em nossa casa e sua destinação, por exemplo.

O intuito é levar essa informação a um número maior de natalenses como forma de diminuir o volume do lixo que geramos para o aterro, e também gerar renda para os agentes da coleta seletiva. Participaram da ação de sensibilização educadores ambientais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e também do Grupo de Teatro de Trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Como descartar corretamente seus resíduos?

Vale lembrar, que a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) disponibiliza a toda a população os serviços dos Ecopontos, um espaço gratuito para o recebimento de entulhos e resíduos domiciliares em três zonas da cidade nos bairros de Ponta Negra, Cidade Alta e no Parque dos Coqueiros. Os pontos funcionam de segunda a sexta das 8h às 18h e recebem resíduos de construção civil de até 1m³ como cimento, entulho, tijolo, restos de azulejos e madeira, móveis velhos, sobras de poda de árvore, papel, papelão e alumínio.

Endereço dos Ecopontos;

* Ecoponto Ponta Negra
Endereço: Avenida Praia de Muriú (direção Rota do Sol)

* Ecoponto do Baldo
Endereço: Rua Mermoz, Cidade Alta

* Ecoponto do Parque dos Coqueiros
Endereço: Avenida das Seringueiras, Nossa Senhora da Apresentação

Já para lixo eletrônico como computadores, celulares, cabos, carregadores, eletro portáteis de pequeno e médio porte a coleta pode ser feita em domicílio através de solicitação no Ecozap pelo número 99966-4010 ou pelo site www.natallimpaesustentavel.com.br.

A Urbana mantém coletores em algumas secretarias, como a sede da Semtas, na Av. Nevaldo Rocha e na loja Natal Original, que está localizada na praça da árvore de Mirassol; na sede da Semurb; na sede da PGM/Semul/Semsur/Seharpe; na sede do Executivo municipal, o Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta; Há coletores também no Shopping 10, no Alecrim; Shopping Midway Mall; Partage Norte Shopping; Praia Shopping; Supermercado Rede Mais, no bairro Planalto; no Shopping CCAB Sul; no IFRN Central; e também no Natal Shopping.

Para denúncias, reclamações e pedidos de coleta especial a Urbana disponibiliza também o serviço de atendimento ao público pelo Alô Limpeza no telefone 3232-9999.