O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta terça-feira (16) que a gestão municipal vai pagar o piso nacional aos Agentes de Saúde e Endemias. A medida vai beneficiar 1.512 profissionais da categoria que irão receber agora R$ 2.424, tendo como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde. O compromisso foi firmado durante a assembleia da categoria realizada no estacionamento da secretaria municipal de Saúde (SMS).  

“Com muito orgulho, satisfação e entendendo a importância da atuação dos Agentes de Saúde, venho aqui garantir o cumprimento do piso nacional da categoria. É um pleito justo e legítimo de vocês e a Prefeitura não poderia deixar de atender. Essa é mais uma ação que valoriza e respeita o servidor público do Município. Com muito diálogo, entendimento e compreensão vamos seguir trabalhando juntos para oferecer o melhor para Natal e os natalenses”, disse o prefeito Álvaro Dias. 

Além do cumprimento do piso nacional, previsto para ser pago em uma folha complementar até a próxima sexta-feira (19), a gestão municipal já concedeu aos agentes de saúde um acréscimo no auxílio alimentação, como também aumentou a gratificação da categoria. Álvaro Dias disse ainda que também vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para atualizar as remunerações do Plano de Cargos dos Agentes.

O prefeito lembrou ainda que na sua gestão diversas categorias do funcionalismo público municipal asseguraram direitos represados há anos, elencando a implementação do Plano de Cargos da Guarda Municipal, dos Médicos, dos agentes de mobilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU); dos auxiliares de campo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), bem como a equiparação salarial dos Assistentes Sociais, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais dos quadros da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o profissionais que exercem as mesmas funções na rede pública municipal de saúde.  

“São avanços significativos que proporcionamos. Já comprovamos o caráter democrático da nossa gestão, sempre disposta a ouvir, dialogar e oferecer as melhores condições de trabalho e salário possíveis aos nossos valorosos servidores. Nunca é demais destacar ainda que, mesmo nesse contexto de crise financeira vivenciada por todos os entes federativos, desde que assumimos o comando da Prefeitura de Natal estamos mantendo em dia o salário do funcionalismo. Iremos perseguir esse objetivo até o último dia do nosso governo”, finalizou Álvaro Dias.