O Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Natal (GGIM), através da Câmara Técnica Intersetorial de Prevenção ao Suicídio em Natal, reuniu servidores públicos municipais das assessorias de comunicação e de setor de qualidade de vida com profissionais que lidam com a saúde mental. O encontro serviu para promover diálogos e reflexões e apresentar conteúdos para sensibilização e aprofundamento da temática do suicídio, uma questão complexa de saúde pública, com causas multifatoriais e que gera sérias consequências emocionais, sociais e econômicas. 

Servidores da SECOM, Semdes, SME, SMS, Semtas, Sempla, Semurb, Semul, Setur, STTU,  servidora do Setor de Qualidade de Vida da Semad e os integrantes da câmara técnica, como Flávio Vieira e Alexsandro Lima do GGIM juntamente com Dulciana Costa, Andreia Santos e Millena Câmara da SMS e Pollyanna Tavares da Semtas, estiveram presentes.

Para introduzir o tema, a psicóloga Pollyanna Tavares aplicou dinâmica integrativa que levou os participantes a refletirem sobre problemas complexos e as reações geradas para solucioná-los diante de pressões externas e a necessidade de se desenvolver o sentimento de empatia e de respeito por quem está em sofrimento psíquico. 

Em seguida, na abordagem do tema pela psiquiatra Dulciana Costa, da Coordenação de Saúde Mental/SMS, foram apresentados os fatores de risco e os de proteção que podem ser determinantes para o alívio ou agravamento do acometimento mental, bem como foram discutidos os mitos sobre o fenômeno do suicídio e as formas recomendadas de se falar ou divulgar notícias sobre o suicídio, destacando-se a importante informação de que não se deve mencionar o método utilizado e o lugar escolhido, nem tornar pública carta de despedida ou foto do suicida, a fim de evitar o suicídio copiado ou efeito Werther, termo usado na psiquiatria. Evidenciou-se ainda o fluxograma de acolhimento e tratamento, desde a atenção básica até aos serviços de urgência e emergência disponíveis na rede de assistência em saúde mental para os casos de ideação, planejamento e tentativa de suicídio.  

A partir destas explanações, buscou-se confirmar a relevância do profissional da imprensa e o poder da comunicação precisa, responsável e ética como ferramenta para a prevenção ao comportamento suicida e consequentemente salvar vidas. 

Dentre outras ações já realizadas, membros da câmara técnica ministraram diversas palestras a respeito do Protocolo de Manejo do Risco Iminente de Suicídio para integrantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiro Militar, da Guarda Municipal, do CIOSP, da equipe de gestores da SME e de congregação religiosa, e participação no webinar idealizado por uma universidade da rede privada da capital, que teve como tema: Acolhimento e Fluxo de Serviços na Rede de Assistência em Saúde Mental. 

A Câmara Técnica Intersetorial de Prevenção ao Suicídio em Natal é coordenada pelo GGIM desde 2019 e desenvolve ações de prevenção e posvenção ao suicídio, sempre contando com importantes contribuições de representantes de secretarias do município, de instituições públicas de outras esferas governamentais e de instituições privadas. 

Com a proximidade do Setembro Amarelo, a câmara técnica voltará a se reunir na segunda quinzena de agosto para planejar novas ações com o intuito de colaborar com a sociedade, levando informações, orientações e treinamentos que abordem o fenômeno do suicídio, a fim de combater a desinformação, os mitos e preconceitos relacionados ao tema.