A cada ano a campanha “Restitua Amor” vem conseguindo ampliar a adesão entre os natalenses. Este ano a Campanha criada pela Prefeitura do Natal continuou sensibilizando o contribuinte a ajudar crianças, adolescentes e idosos e ao mesmo tempo acertar as contas com a Receita Federal. Foram arrecadados R$ 927.538,11, dos quais R$ 431.282,82 para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e a quantia de R$ 496.255,29 para o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi).

É importante destacar que a contribuição para a campanha não significa o pagamento de qualquer valor a mais. Esse tipo de destinação direciona o recurso e evita que 100% do imposto vá para os cofres do Tesouro Nacional. “São recursos empregados no Município para atender às necessidades, às deficiências e às solicitações das instituições comprometidas com a infância, a adolescência e com o idoso. Nada mais justo que cada pessoa que tenha essa consciência faça isso, porque é realmente um gesto de amor”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

A novidade deste ano foi a Campanha unificada. O contribuinte teve a opção de fazer as doações simultaneamente para o FIA e para o Fumapi. "A cada ano estamos conseguindo sensibilizar o contribuinte a destinar parte do seu Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Pessoa Idosa (Fumapi) e da Infância e Adolescência (FIA). São com esses recursos que instituições filantrópicas conseguem executar e até ampliar projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos em Natal.  A partir de agora, os respectivos conselhos municipais irão definir, por meio de deliberação própria, onde o dinheiro será investido", explicou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Os recursos direcionados aos fundos serão aplicados em projetos sociais voltados à promoção e à defesa dos direitos da população infantojuvenil e idosa. São ações de educação, esporte, arte e lazer que estimulam e podem transformar e fortalecer vidas. “Somos gratos por todas as doações feitas ao FIA e ao Fumapi. A campanha demonstra o quanto o natalense é humano. Instituições como o Centro Educacional Dom Bosco, o Espaço Solidário e a Ong Atitude e Cooperação desenvolvem parte dos seus projetos sociais graças aos recursos advindos dessas ações de solidariedade. Conheço as ações desenvolvidas e vejo o alcance e a qualidade do trabalho que é desempenhado nessas instituições", reitera o diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Semtas e Conselheiro do Comdica, Cristiano Dantas.