A Secretaria Municipal de Saúde de Natal iniciou nesta segunda-feira (08) a Campanha Nacional de Poliomielite e Multivacinação, que tem objetivo de atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes até o final de setembro. Os pontos de aplicação são as salas de vacina de todas as unidades básicas de saúde da capital, sempre de segunda à sexta-feira, das 08h às 15h30. O imunobiológico contra pólio tem como público-alvo crianças de dois meses a menores de cinco anos; já para a multivacinação, recomenda-se que compareçam aos postos de saúde crianças e adolescentes até 15 anos incompletos.

São 18 tipos de vacinas disponíveis, como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. É necessário levar a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal para receber a vacina. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança no momento da aplicação. A previsão de realização do Dia D é 03 de setembro.

"Ao chegar na unidade de saúde, o enfermeiro vai conferir o cartão de vacina e indicar quais imunobiológicos precisam de atualização. Apesar da campanha ter foco na Poliomielite, ela também tem objetivo de colocar em dia as demais vacinas disponíveis do esquema vacinal", comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.