A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai ampliar neste mês de agosto e na primeira semana de setembro o número de atendimento do cadastro único para a população. As ações estão marcadas para acontecer semanalmente nas quatro regiões da cidade. Desta forma a secretaria vai garantir o atendimento de 10 mil pessoas, ampliando aproximadamente em torno de 60% os atendimentos à população natalense.

Importante ressaltar que o  atendimento será feito exclusivamente para as pessoas que fizeram o agendamento no app Natal Digital. Na primeira semana a ação acontecerá entre os dias 10, 11 e 12 no centro municipal de Trabalho e Empreendedorismo da zona norte, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h.

“Estamos realizando essas ações  para que possamos atender um maior número de pessoas que buscam ser inseridas nos programas do governo federal. Sabemos que a pandemia aumentou a vulnerabilidade. Além disso, houve o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil que contribuiu com o crescimento da procura da população em nossas unidades.

Por este motivo, é importante que as pessoas que já recebem benefícios do Governo Federal e aquelas que têm inscrição no CadÚnico, mas estão desatualizadas há mais de dois anos, façam seu agendamento e compareçam ao mutirão. Destaco que a Semtas insere as famílias no sistema, mas quem concede o benefício é o Governo Federal”, comenta a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Para atualização cadastral basta comparecer com documentos originais dos familiares: CPF ou título de eleitor do responsável maior de 16 anos; carteira de identificação, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência e declaração escolar dos filhos entre 6 e 21 anos.

Quem deve fazer a atualização?

Devem atualizar o CadÚnico os moradores que tenham mudado de endereço, de cidade ou que tenham alterado a composição familiar (nascimento de filhos, casamento, óbito de familiar). Além disso, mudanças de renda e localização da escola dos filhos também devem ser comunicadas para a atualização.

"É importante destacar que a atualização deve acontecer a cada dois anos. Temos uma procura grande de famílias que atualizaram o cadastro no ano passado e já nos procuram para atualizar novamente. Não é necessário. Elas só devem procurar fazer agendamento para atualizar antes dos dois anos se houver alterações nas informações", reforça a chefe do setor de gestão de benefícios  e do Cadastro Único, Andreia Melo.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o governo federal, estados e prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais. Atualmente, Natal tem cerca de 108 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 67 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

Os mutirões são uma forma de facilitar a atualização de dados e também o esclarecimento de dúvidas. A equipe do mutirão vai contar com 30 cadastradores, seis assistentes sociais e equipe de apoio. Vale ressaltar que as duas unidades de cadastro único seguirão seu fluxo de atendimento normalmente.

Serviço: Mutirão do Cadastro Único

1ª Semana de agosto entre os dias 10, 11 e 12 no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré,  da Zona Norte da capital.

2ª Semana de agosto de 15 a 19  no Centro Municipal de Referência em Educação  (Cemure).

3ª  Semana de agosto entre os dias 23, 24 e 25 na Árvore de Mirassol.

4ª Semana acontecerá nos últimos dias de agosto 30 e 31 e segue até o dia 1° de setembro, no Palácio dos Esportes.