Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Natal e o Instituto Esporte & Educação (IEE) reuniu na manhã desta segunda-feira (25), professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino para debaterem as “Dimensões e Princípios do Esporte Educacional” no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), dentro da programação de formação continuada dos profissionais do magistério municipal. A temática condiz com o ensino de uma Educação Física que ensina valores de igualdade social e inclusão dos alunos ao esporte e seus benefícios. O Instituto Esporte & Educação foi idealizado pela jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ana Moser.

Participando do encontro, o professor da Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, Antônio Lisboa, afirmou que toda formação agrega as práticas em sala de aula e uma educação física inclusiva para todos os alunos é fundamental. “Esses novos conhecimentos e saberes são muito bem vindos. Esses encontros propiciam que a gente estude mais para colocar em prática. Assim, colocarei tudo isso com o respaldo teórico, para contribuir com uma educação física de valorização e inclusão social ", pontuou o professor.

O representante do Instituto Esporte & Educação, José Camelo da Gama, explicou os objetivos das formações e detalhou o significado das diferenças por trás do esporte educacional. “O principal objetivo dessa formação é fazer com que os professores reflitam cada vez mais sobre a prática do movimento dessa relação do esporte educacional com o fator do desenvolvimento de um cidadão mais crítico. O esporte educacional não é um esporte só para os mais habilidosos, é um esporte de inclusão, que independente do peso ou gênero, todos os alunos podem participar. Um dos princípios que queremos passar é o respeito à diversidade e a inclusão. Nosso objetivo é fazer com que toda criança se desenvolva integralmente e que ela seja respeitada nas suas diversidades” destacou Camelo que estava acompanhado de Carina Frentzel, também integrante do IEE.

Para a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire Lacerda, a proposta de formação do IEE tem como foco estimular que cada vez mais crianças e jovens possam ter acesso à prática do esporte qualificado, inclusivo e seguro.  “Compreendendo a importância dessa atividade ampliamos o projeto que antes atendia a 10 professores para atender 80 professores. Estimulando dessa forma, a elaboração e realização de práticas esportivas e corporais inovadoras para nossos estudantes”, afirmou Lacerda.

Quem também comentou sobre a formação e os benefícios para a prática do esporte educacional foi a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental Cybele Câmara. “Esperamos que com essa formação os professores possam ampliar seus conhecimentos e aplicar o esporte educacional dentro da escola. O esporte educacional trabalha justamente com a questão dos princípios e valores.  A ideia é justamente que as crianças construam esses conceitos dentro da aula de educação física e em conjunto com as características positivas que os esportes possuem”, disse Câmara.