Ainda movimentam na Rede Municipal de Ensino as reverências aos santos juninos e a tradicional Festa da Colheita que representa o período de fartura para o povo nordestino. Neste sábado (23) as Escolas Municipais Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior e Amadeu Araújo realizaram os arraiás reunindo toda comunidade escolar. Os festejos retornam presencialmente depois da interrupção por dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Na Escola Municipal Prof. Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizado no Pitimbu, a gestora administrativa Mintza Idesis Jácome destacou o retorno do tradicional arraial que já passa de duas décadas. “Nós estamos no 26º Arraiá do Compadre Ascendino, que é uma festa tradicional na nossa escola feita pela e para a comunidade escolar. A maior intenção além de valorizar a nossa cultura, sempre é um tema voltado às raízes nordestinas”, disse Jácome. A unidade de ensino atende 691 estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e destacou como inspiração da festa as obras de xilogravura do mestre pernambucano J.Borges: a quebra do milho, a rosa do amor e o plantio de girassol.

De acordo com o coordenador pedagógico e diretor artístico do evento, Josenildo Pinheiro, "a obra de J. Borges é uma verdadeira poesia e ato de amor ao Nordeste e ao povo brasileiro. Esses elementos foram fundamentais para corroborar com o tema de nossa festa: Milho, o ouro nordestino”, disse Pinheiro.

Quem também comemorou o retorno da tradição nas unidades de ensino foi a gestora administrativa da Escola Municipal Prof. Amadeu Araújo, Adriana Rocha de Souza F. da Silva. “No Arraiá do Senhor Amadeu, temos o objetivo de promover a união e muita paz entre toda comunidade escolar. A festa foi idealizada pensando inteiramente nos nossos alunos, depois de dois anos sem nenhum tipo de atividade festiva. Que eles possam curtir este momento conosco”, comemorou Rocha. A unidade de ensino está localizada no bairro de Lagoa Azul e atende 1.001 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Bastante animada com o Arraiá do Senhor Amadeu, a estudante Sarah Maria Torres de Bernardino, destacou a união dos estudantes na organização da festa. “Os estudantes foram responsáveis pelas barracas, vendendo várias comidas de milho, bolo de cenoura com chocolate, de macaxeira, entre outros, e o dinheiro arrecadado vai ser utilizado para a realização da nossa formatura, ou então, de uma viagem para comemorar a nossa conclusão do Ensino Fundamental, disse Sarah Bernardino.

Presente ao evento, a diretora do Departamento de Gestão Escolar Wanessa Maranhão Rodrigues comentou sobre as festas nas unidades de ensino. “É uma satisfação para todos da Secretaria Municipal de Educação, acompanharmos as festas que continuam celebrando a tradição do povo nordestino. É possível ver o envolvimento de toda a comunidade escolar em cada detalhe: na decoração, apresentações e nas comidas típicas preparadas com tanto amor”, disse Rodrigues.

Educação Infantil

Na sexta-feira (22) a comunidade do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Auxiliadora localizado na Cidade da Esperança realizou também a festa junina e julina e reuniu as 277 crianças matriculadas na unidade de ensino. “É uma sensação muito boa voltar a comemorar esta data, pois passamos dois anos, que foram de muito sofrimento, muita dor, principalmente para nossas crianças que não podiam sair de dentro de casa, não podiam muitas vezes visitar os avós e os familiares.  Hoje, a gente agradece por voltarmos ao convívio, mesmo com muitos cuidados ainda”, disse a educadora infantil Helda Tavares Miranda.