A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) da Prefeitura do Natal iniciou, nesta quarta-feira (13), a recuperação dos banheiros públicos da orla marítima da zona Leste da cidade. Durante todo o dia, uma equipe de Verdinhos da Semsur, contando com o apoio de um carro-pipa, realizam a higienização de seis conjuntos de banheiros da Praia do Meio. A expectativa é de que o serviço de limpeza e higienização seja concluído em dois dias para ser iniciada a recuperação estrutural desses equipamentos.

De acordo com o chefe do setor de Mercados da Semsur, Tarcísio Gonçalves, a limpeza dos banheiros públicos das orlas é realizada continuamente. “Essa é a terceira operação de limpeza deste ano. Entretanto, os equipamentos sofrem continuamente também a ação de vândalos que depredam e quebram os equipamentos. Segundo Tarcísio, a Semsur está trabalhando na conscientização dos quiosqueiros e barraqueiros que podem se tornar em importantes parceiros nesse trabalho de preservação dos equipamentos.

O secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, faz um apelo à população para que também ajude a preservar os banheiros. “Os principais problemas encontrados nesses locais, poderiam ser facilmente evitados. A maioria dos danos estruturais decorre de atos criminosos como roubo de peças ou vandalismo. Mas, além da ação do poder público de limpeza e recuperação, é necessária a consciência do cidadão”, esclarece ele..

Ao todo, o município de Natal conta com 14 conjuntos de banheiros públicos na orla. Desse total, seis estão localizados em Ponta Negra, outros seis estão distribuídos na Praia do Meio e dois na Redinha.