Você já parou para pensar por onde você anda mais a pé no seu no bairro? E quais características do espaço urbano se tornam mais importantes? O perfil de deslocamentos que uma pessoa faz em uma cidade é um dado importante para a ajudar no planejamento de projetos da gestão municipal. E por isso, a Prefeitura do Natal quer saber mais a respeito para auxiliar na melhoria do passeio público, ou seja, das calçadas, acessibilidade e arborização.

Para identificar essas e outras características de como as ruas são usadas pelos pedestres em Natal, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai realizar uma pesquisa on-line, a partir desta segunda-feira (11) até o dia 12 de agosto. Para participar da pesquisa basta acessar o link: bit.ly/pesquisa-ruas . Além disso, haverá aplicação presencial por equipes da pasta em alguns bairros da capital.

A diretora do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb,  Karenine Dantas, explica que o objetivo dessa pesquisa "é ouvir a população para identificar quais ruas possuem maior uso por pedestres na cidade, quais principais desafios enfrentados por eles, a partir da visão dos próprios usuários. E assim, servir de base consistente para a tomada de decisões técnicas durante planejamento urbano e elaboração de projetos urbanísticos", explica a arquiteta. 

E ressalta também que a pesquisa se configura como iniciativa da Semurb na promoção de um planejamento urbano mais humanista e voltado para a mitigação de mudanças climáticas, pautado no conceito de espaços urbanos humanos, sustentáveis e acessíveis. E que trata-se de uma pesquisa curta, respondê-la no modo on-line leva no máximo dois minutos. 

"O modelo de rua ideal varia conforme as condições, necessidades e especificidades de cada espaço em particular. Por isso a importância de ouvir seus usuários. É uma ferramenta para que os cidadãos nos auxiliem através de suas experiênciasna criação e desenho de espaços públicos mais humanos", acrescenta. 

Para dúvidas ou informações, o cidadão pode entrar em contato com a Semurb pelo e-mail para dpuasemurb@gmail.com.