Retomadas as obras de reestruturação e requalificação do Bosque das Mangueiras, localizado no bairro de Lagoa Nova. A obra tem por objetivo implantar no local o projeto de fomento à agricultura agroecológica urbana para incentivar a agricultura urbana orgânica em Natal.  Já foram executados 70% do serviço, com previsão de término em até 120 dias.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), órgão responsável pela reforma, também iniciou  a reforma da guarita de entrada, voltada para a Av. Nascimento de Castro, e a construção de um nova, na parte dos fundos do bosque, voltada para a Rua Almirante Tertius Rabelo, além de reforma das calçadas e do muro. O serviço tem um prazo de 90 dias para ser entregue.

Já o serviço de requalificação está orçado em R$394 mil, oriundo de projeto aprovado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), por meio do programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, que servirá de estímulo a agricultura orgânica no município. A obra teve uma interrupção devido a troca de construtoras. “Devido à pandemia, os insumos tiveram um relevante aumento e tivemos que reincidir o contrato com a antiga empresa e abrir uma nova licitação, passando a responsabilidade para uma nova construtora, que finalizará o projeto”, afirma o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

Segundo a arquiteta da Semurb, Karenine Dantas, a requalificação do Bosque das Mangueiras fomenta a agricultura urbana de forma sustentável, e também melhora a infraestrutura desse importante espaço de lazer da cidade. “A obra já está em sua parte final. Restando concluir a infraestrutura de acessibilidade, paisagismo, trechos de piso, colocação de materiais nos banheiros, o telado para a estufa e a horta, que deve ser plantada por último”, explica.

O foco do projeto é o estímulo à agricultura urbana orgânica, a dinamização da economia local e a geração de renda às famílias dos pequenos produtores de orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas na mancha de interesse social (predominância de renda de até três salários-mínimos), como também a crescente procura por esses produtos.
E para não deixar os usuários do Bosque das Mangueiras órfãos por causa das obras de recuperação, a Prefeitura está sugerindo que a população que frequenta o logradouro use as praças próximas, como a Praça das Mangueiras na Rua São José com a Av. Nascimento de Castro; Praça Kalina Maia, na Rua Joaquim Araújo Filho, e a Gizela Mousinho, recentemente recuperadas e entregues à comunidade.

Além disso, o secretário da Semurb lembra a participação de outras secretarias no projeto. “As obras contaram com a importante participação das Secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), na reforma da pista de caminhada; de Serviços Urbanos (Semsur), na parte de paisagismo e iluminação; e de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), na parte de reforço da estrutura. A Guarda Municipal (GMN) também colabora com porteiros que permanecem 24 horas no bosque, realizando a segurança do local”, ressalta.