O Programa “Natal Limpa e Sustentável”, iniciativa da Prefeitura de Natal que tem o objetivo de promover boas práticas relacionadas ao meio ambiente, integrando toda a sociedade em ações de preservação e educação ambiental sustentáveis, completou neste mês de junho um ano do seu lançamento. Os números alcançados ao longo destes doze meses são considerados positivos pela coordenação do programa. Foram recolhidos mais de 77,3 mil quilos de resíduos sólidos pelas equipes da Companhia de Serviços Urbanos (Urbanos).
Desse quantitativo, 60,3 mil quilos foram de cadeiras, a maior parte desse material era de bens inservíveis da secretaria municipal de Educação (SME). Além disso, foram recolhidos 625 quilos de plástico e 6,5 mil quilos de papel. Esses utensílios foram dispensados pelos órgãos da estrutura governamental do poder executivo municipal. Nesse primeiro momento, o programa Natal Limpa e Sustentável teve um foco maior junto às secretarias, autarquias e agências da administração direta e indireta da Prefeitura.
Eletroeletrônicos
A sociedade civil teve uma participação maior no descarte dos eletroeletrônicos. Foram 9.742 quilos dos mais diversos equipamentos entre celulares, computadores, utensílios de informática, eletrodomésticos e outros. Todo esse material foi coletado nos onze ecopontos para eletroeletrônicos espalhados pela cidade que ficam no Midway Mall; Praia Shopping; Shopping 10; Partage Shopping; Supermercado Rede Mais - Planalto; CCAB-Sul; Prefeitura do Natal (PMN); PGM/Semul/Seharpe/Semsur; Loja Natal Original; Câmara Municipal de Natal e Semtas. Além dos Ecopontos, o Programa Natal Limpa e Sustentável realizou ações de educação ambiental. Uma blitz ambiental na Ponte Newton Navarro, outra no Partage Norte Shopping e a última no CCAB Sul.
“Celebramos os números alcançados pelo programa. Precisamos criar uma cidade ambientalmente sustentável e isso passa pela conscientização da população. Foram mais de 77 mil quilos de resíduos recolhidos. Se toda essa quantidade fosse descartada no meio ambiente de forma incorreta teríamos um grande problema. Disponibilizamos os locais corretos para a entrega de eletroeletrônicos com uma adesão significativa da população que entendeu a importância da iniciativa, as secretarias municipais também contribuíram bastante e continuaremos com o programa em vigência para que a gente alcance marcas ainda maiores na sequência”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
O chefe do executivo municipal ressaltou ainda que a Prefeitura possui uma série de ações ligadas ao meio ambiente: “Vamos avançar muito com a nossa política em defesa do meio ambiente, buscando o desenvolvimento sustentável da nossa cidade para proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. O projeto Natal Limpa e Sustentável é mais uma ação que mostra o compromisso da gestão em promover a preservação dos nossos ecossistemas, a criação de um ambiente mais harmônico que gere mais qualidade de vida para seus habitantes. Temos o Planta Natal, o Natal Mais Verde, estamos reformando praças e logradouros, executando obras de drenagem e esgotamento sanitário, incentivando o uso de meios de transportes limpos e investindo na criação de espaços de convivência, lazer e voltados à prática esportiva. Vamos intensificar esse trabalho ainda mais”, lembrou o prefeito.
Orientações
Outra ferramenta importante disponibilizada pelo programa é o portal www.natallimpaesustentavel.com.br. No endereço eletrônico o cidadão tem acesso às orientações sobre como deve ser realizado o descarte correto de resíduos, o que pode e o que não pode ser descartado, os pontos onde o material pode ser despejado e outros serviços. Para ampliar ainda mais o alcance do projeto, o Natal Limpa e Sustentável dispõe do EcoZap onde através do número 99666-4010, os cidadãos podem agendar a coleta domiciliar de aparelhos eletroeletrônicos em desuso. Esse trabalho é executado pela empresa Natal Reciclagem que é parceira da Urbana no projeto que de posse do material dará o destino final.
Para a coordenadora do projeto e diretora de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Jullyana Ramalho, é fundamental que a população possa aderir cada vez mais ao programa e siga descartando de forma correta o seu lixo eletrônico: “Em meio à pandemia atingimos esse nível expressivo de material recolhido. Com a melhora dos índices epidemiológicos, nossa perspectiva é dobrar o número coletado no 1º ano do projeto (2021/2022), alcançando 20.000 kgs de eletroeletrônicos recolhidos. Além de obter mais adesão, principalmente para os novos Ecopontos a serem instalados, e também da população no recolhimento através do Ecozap”, destacou.
A população deve ficar atenta para identificar o que é classificado lixo eletrônico e pode ser descartado nos ecopontos. Celulares, carregadores, notebook, nobreak, estabilizador, tablet, CPU, monitor, TV, impressora, modem, CR-ROM, telefone, DVD; vídeo cassete; rádio; caixa de som, placas de circuito conectores, gravador, scanner; microfone; microondas, liquidificador, secador de cabelo, ventiladores, pendrives, central telefônica, fios, cabos elétricos, fone de ouvido, teclado e mouse, controle remoto, câmera fotográfica, decodificador, geradores, Ipod, Mp3, lanterna, auto falante, triturador, antena, receptor, webcam são lixo eletrônico. É importante esclarecer que pilhas, lâmpadas, toners, sucata de tubo CRT não poderão ser descartados nos pontos disponibilizados.