A Rede Municipal de Ensino continua vivenciando as festividades juninas. Na última semana aconteceram comemorações em algumas unidades de ensino. Na quarta-feira (15) dois Centros Municipais de Educação Infantil, sendo eles, o CMEI Amor de Mãe, localizado na Praia do Meio, e o CMEI Professora Rosalba Dias de Barros, no bairro Potengi comemoraram os santos de Junho. Na sexta-feira (17), foi a vez da Escola Municipal Professora Joseane Coutinho Dias, localizada em Lagoa Azul reverenciar as tradições nordestinas.

A gestora pedagógica do CMEI Amor de Mãe, Danielle Wanderley comentou da importância dessa retomada das festas de São João. “Só em trazer os pais e familiares para dentro da escola, depois de dois anos, sem participar de qualquer manifestação cultural ou pedagógica do CMEI, é bastante valioso. Nosso arraiá foi lindo, com muita animação, comidas típicas, apresentações das crianças e brincadeiras”, relatou a diretora. O CMEI Amor de Mãe possui 190 crianças, das turmas de Berçário I e II, e Níveis I e II. O tema trabalhado foi “Arraiá do Amor: retornando com força, cultura, emoção e valor”.

Quem estava bastante orgulhoso com a apresentação do filho era Eder Brito, pai de Ravi Silva Brito, de dois anos, matriculado no Nível I do CMEI Amor de Mãe. “Não sei como expressar o sentimento que estou sentindo em poder comemorar novamente as festividades juninas no CMEI. Estou muito feliz e grato por vivenciar e me divertir com a família nesse São João. Ocorreu tudo de forma bastante especial e organizada. Parabéns a equipe do CMEI”.

Já na Zona Norte da cidade, os festejos no CMEI Professora Rosalba Dias de Barros reuniram 324 crianças dos Níveis I ao IV, as famílias, professores e funcionários do CMEI. A festa contou com muita animação, apresentações de danças e quadrilha, barracas de comidas típicas e brincadeiras juninas.

“Estamos trabalhando o natural, a vivência do campo, o que se planta e o que se colhe, dessa maneira realizamos as atividades voltadas para as temáticas de alimentação, vestimentas e as danças da cultura do nosso povo nordestino. As atividades das crianças estão expostas no CMEI para apreciação dos pais”, relatou a gestora administrativa do CMEI Professora Rosalba Dias, Maria José Cordeiro Barbosa.

Prestigiando o Arraiá do CMEI Rosalba Dias estava a mãe de Maria Sofia Rodrigues Albino, Sara Regina Rodrigues da Silva, que ressaltou que é importante para as crianças vivenciarem a cultura nordestina dentro da escola. “Para algumas crianças essa é a primeira festa junina, devido aos dois anos de pandemia. Elas estão vivenciando o São João tão forte na nossa cidade pela primeira vez. Nosso sentimento é de muita alegria, diversão e gratidão pela vida de todos aqui presentes”, declarou a mãe. Maria Sofia Rodrigues tem cinco anos e está matriculada no Nível III. “Gostei bastante da minha festinha. Estou muito feliz”, disse a estudante.

Na Escola Municipal Professora Joseane Coutinho Dias, o “Arraiá da Cumadi Joseane”, reuniu os 257 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, familiares e toda comunidade escolar. Presente ao evento, a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental da SME-Natal, a professora Daniele Freire Lacerda destacou a realização das atividades juninas. “O retorno dos festejos juninos nas unidades de ensino foi um momento marcante, de muita alegria e animação. A celebração desta festividade é uma fonte de contato com elementos históricos, religiosos e mitológicos, além de promover a integração entre família e escola, é um momento de comemoração conjunto”.