A Prefeitura do Natal, representada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), participou do Smart Gov Nordeste, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), entre os dias 01 a 03 de junho, em Porto de Galinhas-PE. O evento teve o objetivo de reunir secretários e gestores públicos para debater temáticas emergentes como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), projetos, soluções e políticas públicas inteligentes para transformar as cidades por meio da tecnologia.

A Sempla, como parte responsável por essa área no município, integra esses momentos com as suas experiências e potencialidades de projetos. Carolina Barbosa, secretária adjunta de Tecnologia da Informação, participou do evento e enfatiza a importância da Prefeitura do Natal se fazer presente nessas discussões. “Ficamos muito felizes em poder conhecer de forma mais aprofundada a prática de outras cidades, que, com certeza, enriquecem os nossos conhecimentos nas atividades que estamos executando”, disse.

Participaram do Smart GOV Nordeste mais de 30 municípios de todas as regiões do país, numa imersão de conhecimento em novas soluções e troca de experiências para o desenvolvimento socioeconômico, por meio da democratização da tecnologia e construção coletiva.

Em Natal, várias iniciativas buscam tornar a cidade ainda mais tecnológica e inteligente. São exemplos, a implantação de pontos de Wi-Fi em equipamentos públicos, com o apoio do Ministério das Comunicações, e a Rede de Fibra Ótica, em colaboração com a UFRN e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Além disso, o Parque Tecnológico Metrópole Digital, uma parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), é um grande sucesso, registrando até maio de 2022, o quantitativo de 86 empresas credenciadas, mais de 1.970 postos de trabalho e 57 benefícios fiscais concedidos.

A Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) foi criada oficialmente em abril de 2021, com o objetivo principal de promover o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de TI dos municípios brasileiros e, com isso, aprimorar a qualidade de vida do cidadão, por meio do avanço das tecnologias. Carolina Barbosa também integra a ANCITI, como presidente do Conselho de Gestão.