A Rede Municipal de Ensino de Natal volta a vivenciar as festividades juninas. Neste final de semana, quatro unidades de ensino realizaram seus arraiás em comemoração aos Santos do mês de Junho, Antônio, João e Pedro. No sábado (04), aconteceram as comemorações nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Luiza Santos de Souza (Planalto), Claudete Costa Maciel (Pitimbu) e Doutora Zilda Arns (Felipe Camarão). Já no domingo (05), foi a vez do CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, situado no bairro Lagoa Azul.

No CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, o festejo junino contou com as tradições desta época do ano, como comidas típicas, brincadeiras, pescaria, arremesso de latas, apresentações das 295 crianças que compõem as 14 turmas do CMEI, e até a apresentação da banda criada especialmente para o festejo deste dia, formada pelos porteiros que trabalham no CMEI. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME-Natal, Naire Jane Capistrano, participou do evento. “A festa junina é uma comemoração muito importante, principalmente para o Nordeste. É um encontro das pessoas, de toda a comunidade, professores, familiares, das crianças, com as nossas tradições culturais. Estamos há dois anos sem comemorar essa festa, por isso é um momento de muita alegria e bastante especial para a nossa Rede Municipal de Ensino”.

Situado no Conjunto Cidade Satélite, o CMEI Claudete Costa Maciel reuniu 393 crianças, das turmas de Berçário ao Nível IV. O arraiá teve apresentações de danças, brincadeiras e pescarias. Participando do São João do CMEI estava Maria Dalvanice Silvano Duarte, mãe de Sabrina Silvano Inácio, de cinco anos, estudante do Nível III. “A festa foi maravilhosa. Essa retomada tanto dos festejos, quanto das aulas presenciais, está sendo muito boa, pois o São João faz parte da nossa cultura, e celebrar é bastante importante para as crianças e suas famílias”, disse.

Já no CMEI Doutora Zilda Arns, situado no bairro de Felipe Camarão, não faltou animação, decoração junina, e comida típica. Com a presença dos pais, familiares, professores e funcionários, o arraiá contemplou as apresentações culturais das 230 crianças, dos Níveis I ao IV. Nos festejos, o CMEI homenageou o artista potiguar José de Souza Barros, conhecido como Zé Barros Filho da Terra, com apresentação das releituras de suas obras.  A gestora administrativa do CMEI, Edilma Costa Negreiros Vasconcelos, reforçou a importância do São João e os elementos que ajudam a contar a história, propagando a cultura e a diversidade do país. “O São João é de suma importância para o Nordeste. Esse resgate das festas juninas é maravilhoso, pois traz para as crianças a questão da socialização, de vivenciar esse festejo que é nosso. Esse ano, estamos homenageando Zé Barros, poeta e compositor do nosso bairro. Foi uma honra contar com a participação dele nos nossos festejos e atividades”.

No domingo, a comemoração aconteceu no CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevedo. A diretora do Departamento de Educação Infantil, Alderly Façanha, que acompanhou as atividades no CMEI Maria Abigail, comemorou o retorno das festividades juninas nos centros infantis de Natal, após um período de dois anos de pandemia. “Estamos felizes. É um momento marcante, não só pelo fato da festa, mas principalmente pelo trabalho de resgate da cultura nordestina. No dia a dia das crianças, elas vivenciam essa cultura popular. Foi linda a comemoração no CMEI Maria Abigail”, afirmou Façanha. O arraiá no CMEI, situado no bairro Lagoa Azul, contou com a participação de 213 crianças, dos pais e familiares e da comunidade escolar. Apresentações das crianças, dos professores, barracas com comidas típicas e muitas brincadeiras marcaram o evento, que teve atração musical de Marquinhos Ferraz.