Foi encerrada nessa última quinta-feira (26), a primeira oficina realizada pela Prefeitura do Natal por meio do projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, idealizado pelo Ministério do Turismo (MTur). O evento de quatro dias reuniu  45 representantes de órgãos públicos, de associações locais, turismo, transporte e comércio com o objetivo de discutir o ordenamento costeiro das praias de Natal com as ações e estratégias a serem adotadas pelo município para executar projetos e a gestão da orla.  A segunda acontecerá entre 05 a 08 de julho, finalizando com uma audiência pública em 22 de agosto.

A oficina foi conduzida pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e secretaria de Turismo (Setur), em parceria entre o departamento de Turismo da UFRN (Detur/UFRN) e o MTur. Segundo a coordenadora municipal do projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, a secretaria adjunta da Setur, Christiane Alecrim, o principal objetivo das oficinas ofertadas é atualizar o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), seguindo as diretrizes do Projeto Orla, pensando em sua execução em até 10 anos. 

“O PGI estava desatualizado no campo turístico, então o projeto veio para incrementar o plano e trazer mais discussões sobre essa área importante para a cidade, que está centrada nas praias. A ideia é que todos os planos feitos durante as oficinas saiam do papel e sejam realizadas ações para que os projetos sejam colocados em prática”, conta Alecrim.

As unidades de planejamento  abordadas durante o evento foram as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, incluindo tanto a Redinha Velha como a Redinha Nova, Ponta Negra e a Via Costeira. Nessa primeira oficina, foram discutidos os problemas ambientais, sociais, econômicos e turísticos enfrentados dando principal ênfase ao turismo. 

“Houve um momento inicial de atividade de campo, onde os representantes foram às praias e observaram esses aspectos a serem melhorados, a partir daí foi discutido o cenário atual e o cenário desejado. Mas dessa vez decidimos dar foco ao setor de turismo, que ficou debilitado durante a pandemia”, explica o facilitador da oficina, Leonardo Tinoco.

Ainda segundo Tinoco, o projeto conta com as esferas municipal, estadual e federal, além da sociedade organizada e a iniciativa privada. “Todos esses atores são considerados relevantes para a orla marítima, pois eles são os que usam esse local e desenvolvem suas atividades econômicas. Então, nós chamamos esses representantes para um momento de planejamento participativo, a fim de melhorar o funcionamento da orla da cidade”, ressalta.

Além disso, a participação de entidades que atuam diretamente na orla, mas não fazem parte do comitê gestor, também foi considerada importante nessa primeira oficina. “Neste momento das oficinas, a Setur  mobilizou todas as entidades que compõem o trade turístico, que são as empresas de transporte, turismo, hospedagem, passeio, realização de eventos, bares e restaurantes, a falarem suas realidades”, finaliza ele. 

Para a presidente do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, Ozineide Teodoso de Melo, a oficina agrega conhecimentos na gestão de comércios localizados nas orlas, principalmente ambientais. “Infelizmente, muitos comerciantes não se atentam a preservação ambiental e a oficina tem trazido discussões não só do PGI, mas também do funcionamento sustentável das nossas praias. Os interesses do Centro é que o novo plano venha a beneficiar nossa estadia na praia, trazendo mais segurança, organização e atualidade, além dos cuidados necessários com o meio ambiente”, destaca. 

Para saber mais, acesse o portal do projeto “Brasil, essa é nossa praia!” pelo endereço www.brasilnossapraia.ufrn.br