O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal antecipou a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, a partir de três meses de idade, desde segunda-feira (16) na capital. A vacinação acontece no horário das 7h às 13h, na modalidade casa a casa, inicialmente nas áreas de risco que registram casos da doença. O objetivo da antecipação da campanha em 2022 é a situação epidemiológica, na qual 10 morcegos foram encontrados positivos, nos cinco distritos do município.
 
Entre 04 de julho e 02 de setembro, período oficial da campanha, as ações serão intensificadas com postos volantes e ações educativas. Além disso, o Dia D de Vacinação Antirrábica acontecerá em 13 de agosto, com postos de vacinação durante todo o sábado em diversos pontos, especialmente nas unidades de saúde. Os bairros onde a campanha segue com antecipação porta a porta são: Capim Macio, Pajuçara, Loteamento Dom Pedro I, Nossa Senhora da Apresentação, Barro Vermelho e Felipe Camarão.
 
"Devido à expansão urbana e as mudanças ambientais, é registrado frequentemente contato entre animais silvestres (morcegos e raposas) e animais domésticos (cães e gatos). Esta interação aumenta o risco de transmissão da raiva ao homem, já que cães gatos são os animais mais próximos. Por isso a vacinação em massa tem sido a principal forma de prevenção da raiva humana", indica Amanda Morais, Chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal.

A Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e apresenta letalidade em 100% dos casos. A transmissão ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Em caso de agressão por animal, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão para diminuir o risco de infecção. Em seguida recomenda-se procurar a unidade de referência para o primeiro atendimento, que em Natal é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança para realização do esquema profilático, conforme prescrição médica.