Nesta quinta-feira (19), Natal aderiu oficialmente ao programa Médicos pelo Brasil, iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde. O convênio firmando a parceria foi assinado pelo prefeito Álvaro Dias durante o Seminário de Qualificação do Desempenho, realizado no salão de eventos do hotel Holliday In. Na sequência, o chefe do executivo municipal foi até a Unidade Básica de Saúde do Bom Pastor recepcionar os médicos que passam agora a atuar na rede pública municipal de saúde. O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Medeiros Parente, acompanhou a agenda. 

Na unidade eles fizeram o descerramento da placa alusiva à adesão ao programa. O prefeito Álvaro Dias aproveitou a oportunidade para vistoriar a UBS reformada recentemente pela gestão municipal, recebendo melhorias na sua infraestrutura interna e externa. No local, o chefe do executivo municipal conversou com servidores e usuários.

“Saudamos a chegada dos profissionais médicos por meio do programa Médicos pelo Brasil que aprimorou de maneira significativa a iniciativa anterior. Eles chegam para reforçar a nossa rede de atendimento. Quero dar as boas-vindas a todos e dizer que vamos seguir trabalhando muito para melhorar as condições da rede pública municipal de saúde para oferecer o melhor para o cidadão. Estamos perto de finalizar o processo licitatório da obra para a construção da tão sonhada sede própria do Hospital Público de Natal. Esse será um dos grandes legados da nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

A capital recebeu, através do programa, cinco médicos especialistas em saúde da família para atuar nas unidades básicas de saúde de Natal. Os profissionais iniciaram o trabalho em 09 de maio de 2022 nas unidades de Pajuçara, Cidade Praia, Bom Pastor, Ponta Negra e Unidade Mista de Felipe Camarão. Ainda nesta quinta-feira (19) foi realizada a terceira chamada do programa com inclusão de mais uma vaga médica para o município de Natal.

O Médicos pelo Brasil (MpB) foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de fixar o profissional e com alta vulnerabilidade social. O programa vai substituir gradativamente o Mais Médicos e durante o período de implementação do MpB, ambos os programas seguirão vigentes durante a transição.

“Entre as principais vantagens desse novo modelo estão a fixação do profissional na estratégia e tutoria para acompanhar futuros profissionais médicos que também atuam na unidade. Além disso, promove uma forma direta na qualificação do serviço, pois no momento em que temos tudo isso, obriga e impulsiona outros profissionais a estarem em processo constante de qualificação” afirma o Secretário de Saúde, George Antunes.