Os motoristas que compõem a frota de veículos da Secretaria Municipal de Ensino estão participando de uma formação organizada pelo Setor de Transportes, com o intuito de assegurar a qualidade dos serviços prestados na Rede Municipal de Ensino. Os encontros estão acontecendo no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), sendo divididos em três momentos, o primeiro aconteceu no último sábado (14) para os motoristas da categoria D, os próximos dois encontros serão no sábado (21) para os motoristas da categoria B, e no dia 06 de junho para as categorias D e B.  
 
Segundo o chefe do Setor de Transporte,  Ângelo Afonso Pena, ao todo, 37 motoristas participam dos encontros com carga horária de seis horas, e conteúdo temático de primeiros socorros, relações interpessoais e direção defensiva. Além da SME-Natal, a formação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Guarda Municipal do Natal e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).  
 
O motorista terceirizado, Henrique Duarte, que presta serviço à Secretaria de Educação há sete anos, relatou que “adquirir conhecimento é muito importante em qualquer formação. Ela orienta na forma como devemos agir em momentos adversos do dia-a-dia, dessa forma, aprendemos a atuar com mais cautela, comprometimento e responsabilidade”.  
 
“A formação nos ajudará a lidar com situações adversas, especialmente com alunos deficientes, que transportamos todos os dias, além disso, estamos sempre ligados nos estudantes e pais, sempre dialogamos com eles e ficamos por dentro da realidade de cada aluno, para que caso venha a acontecer algum problema dentro do transporte, saibamos como proceder. Hoje mesmo, já coloquei em prática manobras que aprendi na formação, seguindo o protocolo indicado”, comentou o motorista novato, Elnatan da Cruz Oliveira.   
 
O coordenador pedagógico dos cursos ministrados pela Guarda Municipal e coordenador da Ronda de Proteção Escolar (ROPE), Manoel Menezes, foi quem ministrou as palestras sobre noções de primeiros socorros, relações interpessoais e gerenciamento de conflitos, segundo ele a palestra aconteceu das 8h às 12h “os conteúdos são passados durante toda a manhã, sendo assim nos três encontros que teremos”.