O Consultor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, infectologista Luiz Alberto Marinho concedeu na manhã de hoje, 30 de abril, na sede da SMS, coletiva para imprensa para esclarecer os cuidados que deverão ser tomados em relação a gripe suína.

O infectologista explicou que a gripe suína é potencialmente uma doença grave porque é transmitida de pessoa a pessoa, mas que aqui no Brasil não tem até agora, não há nenhum caso confirmado. “O momento é de calma e em casos de gripe procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser avaliado. Em caso de suspeita o paciente será encaminhado ao Hospital Giselda Trigueiro”.

Os hospitais ao receberem um paciente com suspeita de gripe suína, devem tomar alguns cuidados, tais como realizar o atendimento usando máscaras, lavar as mãos antes e depois do atendimento para controlar a disseminação do vírus e fazer o monitoramento.

A Vigilância Epidemiológica da SMS aguarda ainda hoje, nota técnica do Ministério da Saúde para adotar as medidas preventivas de vigilância para procedimentos em casos de suspeita da suína.