O Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Natal iniciou nesta quinta-feira (12) o curso de formação “Diálogos sobre o apoio escolar no processo inclusivo”, ministrado pelas assessoras pedagógicas Érika Soares de Oliveira e Ana Karla Moura. A formação é direcionada para os estagiários que dão apoio pedagógico aos estudantes da educação especial. Cerca de 500 estagiários participam da formação que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A palestrante Erika Soares comentou que a formação vem para fortalecer a construção de práticas pedagógicas inclusivas no âmbito das unidades de ensino em Natal. “A medida que ofertamos subsídios teóricos e momentos de reflexões juntos aos gestores e estagiários, vem para favorecer a melhoria das práticas pedagógicas de ensino”, frisou. O curso de formação segue até o mês de agosto.

A estagiária Ana Cláudia Barbosa, que auxilia na Escola Municipal Vereador José Sotero, disse que o momento é enriquecedor e que irá contribuir para que consiga dar uma atenção cada vez maior para a classe de alunos que necessitam de acompanhamento especial. “É um momento bastante rico e produtivo, ouvindo professoras que já trazem uma bagagem de conhecimento'', disse a estagiária. Ana Cláudia Barbosa também contou sobre a experiência em lidar com crianças com algum tipo de deficiência.  “Não me via trabalhando com esse público-alvo, mas a partir do momento que ingressei na área, fico encantada. Esse curso contribui para que eu me capacite cada vez mais para atuar com esse público”, afirmou a estagiária.

Quem conjuntamente opinou sobre a experiência e a oportunidade de aprender mais sobre a temática, foi a também estagiária na Escola Municipal Vereador José Sotero, Larissa Thereza dos Santos. “Acho super importante essa formação. Quando chegamos na escola, muitas vezes precisamos da experiência para lidar com certas questões. Precisamos alinhar a teoria com a prática. Esse curso contribui de forma positiva para que cada vez mais possamos lidar com as adversas situações que são exigidas na profissão”, contou Larissa Santos
.

A chefe do Setor de Educação Especial da SME-Natal, Priscila Ferreira Ramos Dantas, contou que o objetivo da formação é dialogar com os estagiários da Rede Municipal de Ensino sobre formas de melhorar a inclusão dos estudantes com deficiência em sala de aula. “Pensamos no curso para colaborar com os estudantes de graduação que estagiam na Rede Municipal e estão em contato com alunos com deficiência. Essa formação foi pensada desde 2019, com a pandemia ela ficou inviabilizada, mas agora estamos retomando esse projeto que visa refletir um ensino e aprendizado cada vez melhor para os estudantes com deficiência”, finalizou a chefe do Setor.