Com o aumento do desemprego no Brasil, principalmente por conta da pandemia, muitos jovens se encontram sem saída quando o assunto é entrar no mercado de trabalho. A situação piora quando não se tem uma capacitação, e pensando nisso, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) criou um programa de capacitação, ofertando cursos em diversas áreas,  para ajudar os natalenses e diminuir o desemprego no município, gerando assim dignidade e renda. 

Somente a parcela do programa executada nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) do Alecrim e da Zona Norte conta com 230 vagas em várias áreas, como beleza, serviços, habilidades manuais e alimentos. Os cursos têm cargas horárias diferenciadas, dependendo do segmento, e são oferecidos durante todo o ano, de acordo com a demanda de cada área. Os interessados podem comparecer a um dos dois CMTEs, de acordo com o local em que o curso é ofertado, para realizar o cadastro.

Além disso, a Semtas possui parceria nas quatros regiões de Natal, permitindo que os cursos atraiam mais pessoas, em sua comunidade, facilitando assim o acesso. Por meio de ONGs, igrejas, clube de mães e associações, foi possível ofertar 847 vagas no mês de março e neste mês de maio está prevista a oferta de 600 vagas. Os parceiros disponibilizam o local, enquanto a Prefeitura arca com o professor e todo o material didático.

Alenuska Cazuza, de 34 anos, conta que ficou sabendo do curso pela televisão, e que a princípio, por se tratar de um curso gratuito, não colocou muita expectativa, porém, ao se deparar com a sala de aula e os professores, foi surpreendida positivamente. Ela faz o curso de estética facial  “Eu já trabalho com a área de beleza, e com o curso pretendo continuar na área, trabalhando com estética", diz. 

A aluna Flávia Ferreira, de 40 anos, já é assídua nos cursos ofertados, antes ela trabalhava como garçonete, e graças aos cursos que ela começou a sua carreira na área da beleza, “Planejo utilizar tudo que estou aprendendo no meu espaço de beleza, que tenho em casa, e que até o momento não tinha essa parte de estética" conta.  

Para a Secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, os cursos profissionalizantes possibilitam maiores chances  das pessoas serem inseridas no mundo do trabalho “Por isso, a gestão do prefeito Álvaro Dias investe neste cursos. Cito com entusiasmo o exemplo do nosso professor Nilson, instrutor do curso de barbeiro, que foi aluno Semtas e agora dá aula nos cursos ofertados pela secretaria. Nosso foco sempre será capacitar a população que busca se qualificar, contribuindo para a inclusão social e desenvolvimento econômico do nosso município” finaliza. 


Além de receberem o material didático e certificado de conclusão, os alunos em situação de vulnerabilidade, cadastrados na rede socioassistencial do município, também recebem vale transporte pelo programa intitulado Passe Qualifica Natal. Com esse benefício, cada estudante da rede socioassistencial será contemplado com duas passagens diárias de ônibus. O cartão individual será recarregado semanalmente, durante todo o período do curso.

 

Os cursos realizados no mês de março foram: qualidade no atendimento, corte de cabelo, maquiagem, estética facial, auxiliar de limpeza, recepcionista, repositor de mercadorias, hambúrguer artesanal, panificação e lanches, espanhol, rotinas administrativas, barbeiro, estética corporal, design de sobrancelhas e artesanato em biscuit.  

 
Ações em homenagem ao dia do trabalhador

Além dos cursos, para comemorar o dia do trabalhador, as pessoas interessadas em entrar no mundo do trabalho, têm, nesta segunda (02) e terça-feira (03), orientação profissional e social, atualização do cadastro profissional no Sine Municipal, captação de novas vagas e disponibilização das vagas. Também acontecerá, entre os dias 04 a 06 deste mês de maio,  a entrega de certificados qualificação profissional a 300 alunos (CMTE Alecrim e Norte e instituições parceiras). 

Segunda-feira (02): Mutirão do Trabalhador
Abertura do evento às 8h 
Local: CMTE Alecrim 
Serviços ofertados: atualização do perfil no SINE, informações sobre o app Sine Fácil verificação de vagas; orientação profissional e social.
Encerramento do mutirão às 18h 
Terça-feira (03)
Café Sine  às 08h30 com apresentação dos serviços do SINE + Palestra com André Torquato sobre Marketing Digital

O primeiro passo para a independência financeira 

Muitas mulheres vítimas de violência doméstica são dependentes financeiramente de seus parceiros, dificultando ainda mais a desvinculação e denúncias. Pensando nisso, a Lei Municipal n° 7.277-2021, destina parte das vagas para as mulheres   que fazem parte do Programa de Qualificação Profissional para Mulheres Vítimas de Violência. 

Além de todas as ações fornecidas pela prefeitura, para a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Andréa Ramalho, esses cursos tentam dar um segmento à vida dessas vítimas “Esses cursos visam dar uma autonomia financeira para essas mulheres, para que possam se reerguer financeiramente e socialmente”. 

As mulheres amparadas pelo programa precisam ir ao Centro de Referência e pegar um encaminhamento para fazer a matrícula nos cursos.