A programação alusiva à data vai reunir 14 grupos, cantores e regionais que representam o gênero musical em Natal, a partir desta sexta-feira (22) até o domingo (24). Também será marcado por homenagens aos maestros Neemias Lopes e Marcelo Tinoco, além dos ícones potiguares K-Ximbinho e Ademilde Fonseca
Os chorões potiguares estão de volta às ruas e botecos para celebrar o Dia Nacional do Choro, data instituída desde o ano 2000, por meio da Lei n° 10.000, para marcar o nascimento de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, o pai do mais antigo gênero musical tipicamente brasileiro. Após dois anos sem ser realizado na cidade por conta da pandemia, o festejo terá formato presencial nos dias 22, 23 e 24, no Centro Histórico. Todas as apresentações terão acesso gratuito. O Dia Nacional do Choro tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secult e Fundação Capitania das Artes. A realização é da Beju Produções.


A comemoração reafirma a importância da contribuição norte-rio-grandense para o Choro, tanto através dos clássicos como o maestro K-Ximbinho (1917-1980), a cantora Ademilde Fonseca (1921-2012), passando por intérpretes como Renato Tito e Grupo Sonoro. Até a nova geração, como Jubileu Filho, que lançou recentemente um disco de Choro dedicado à guitarra, uma novidade no gênero, e Priscila Matos, pianista e compositora cujo trabalho é voltado para interpretações de obras de Chiquinha Gonzaga.  


Serão 14 atrações se apresentando em vários locais da cidade. Uma das atrações inéditas será a lendária Catita Choro e Gafieira, para lembrar os músicos Marcelo Tinoco e o maestro Neemias Lopes, ambos falecidos recentemente. O grupo se apresentará pela primeira vez depois do falecimento desses dois músicos fundamentais no resgate e manutenção do choro em nossa cidade.


O Centro Histórico será o reduto do choro a partir da sexta-feira (22) com a apresentação da banda titular do Buraco da Catita e ainda o Regional Choro do Elefante, a partir das 20h. Seguirá no sábado (23), no centro histórico de Natal, começando às 10 hs da manhã na praça Padre João Maria com apresentação do tradicional Choro do Caçuá, banda formada por alguns dos principais músicos do gênero. Já no Beco da Lama a programação começa ao meio-dia com Chico Bethoven, Regional Choro do Elefante e Choro de Cordas. No mesmo horário estará se apresentando no Espaço Cultural Ruy Pereira Priscila Matos e Choro Potengi, Raphael Almeida e Rodolfo Amaral. No Bardallos Comida e Arte, a partir das 18h, se apresentam Alexandre Moreira, Jubileu Filho e Laryssa Costa. Para fechar com chave de ouro, no domingo (24), serão duas atrações: Duo Cabroso e Choro da Terra, no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, zona Norte da capital. 

Programação
 22/04 20h Buraco da Catita - Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante
22h Buraco da Catita - Catita Choro e Gafieira 

 23/04 
10h Praça Pe João Maria (Centro) - Choro do Caçuá
12h Beco da Lama - Chico Bethoven e o Regional Choro do Elefante
12h Espaço Ruy Pereira - Priscila Matos e Choro Potengi
14h Beco da Lama - Choro de Cordas
14h Espaço Ruy Pereira -  Raphael Almeida
16h Beco da Lama - Choro Bom 
16h Espaço Ruy Pereira - Rodolfo Amaral 
18h Bardallos - Alexandre Moreira
20h Bardallos - Jubileu Filho
22h Bardallos - Laryssa Costa


 24/04 
16h Espaço Cultural Jesiel Figueiredo - Duo Cabroso
18h Espaço Cultural Jesiel Figueiredo - Choro da Terra