É neste período ano, quando a alternância entre os dias de sol e chuva são frequentes, que a capital potiguar torna-se um território endêmico para as arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela). O momento propicia a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor dessas doenças. Para combater os focos e sensibilizar a população quanto às medidas de segurança, a Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira (08), ações educativas em alusão ao Dia D de combate às arboviroses. 


A atividade contou com a participação da equipe de educação em saúde do Centro de Controle de Zoonoses, agentes de endemias do tratamento focal e a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana). Os servidores realizaram uma caminhada pelos bairros de Pajuçara e Cidade Satélite, abordando os moradores e distribuindo panfletos informativos sobre as ações de combate ao mosquito.      


“Mais uma vez a Prefeitura de Natal se antecipa, realizando ações preventivas junto à população, com o objetivo de sensibilizar os moradores para agirem e interromperem o ciclo de reprodução do Aedes aegypti. As pessoas sabem o que fazer. Não precisa aguardar a visita do agente de endemias,  todos devem ficar atentos e identificar, especialmente nos terrenos abandonados, locais com água parada, pneus abandonados e acúmulo de lixo. Esses ambientes dão as condições adequadas para a reprodução do mosquito”, destacou Vaneska Ribeiro, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.  


Segundo Adriana Costa, chefe de operações de campo da SMS, as ações foram realizadas no entorno das UPAs, consideradas estratégicas para ações de conscientização. “As UPAS recebem pessoas de várias localidades. É onde a população procura atendimento quando suspeitam dos sintomas das arboviroses. Começamos a intensificar as atividades educativas para conter a proliferação do mosquito”. 


Helder Melo, gerente do distrito Norte 1, diz que o trabalho é uma ação integrada entre as secretarias municipais, de recolhimento de pneus e lixo (Urbana), no tratamento focal para a eliminação das larvas e na operação do carro fumacê (SMS), mas é a população que deve ser a protagonista na prevenção. “Precisamos da contribuição de todos. Orientamos a população a limpar sempre o quintal, retirar a água acumulada em pneus, as garrafas devem ficar sempre viradas para baixo, vedar os tonéis e caixas-d'água e manter as calhas sempre limpas. São ações que fazem a diferença na luta contra o Aedes aegypti”, finalizou.   
 
Cuidados que a população pode tomar:
Tampar bem tonéis e caixas d’água 
Manter bem fechadas as lixeiras
Colocar areia nos suportes de vasos de plantas 
Deixar garrafas sempre viradas de cabeça para baixo
Manter calhas sempre limpas
Não deixar pneus em locais descobertos 
Trocar diariamente a água dos bebedouros de animais
Manter limpa a bandeja externa da geladeira
Manter limpo os ralos e com aplicação de telas