O prefeito Álvaro Dias participou neste domingo (03) da 7ª Caminhada da Conscientização do Autismo realizada na Via Costeira de Natal, sob a coordenação da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN, grupo Mães Corujas Batalhadoras e clínicas Semeares e Singolare-NIS. O evento reuniu mais de mil pessoas, sendo elas autistas, familiares e amigos. Muitos se vestiram de azul em alusão ao movimento.

O chefe do executivo destacou a importância da inclusão social e anunciou a construção do Centro de Referência para Pessoas Autistas e Pessoas com Síndrome de Down. “Aproveito a oportunidade para anunciar que estamos com recursos assegurados e fazendo licitação para a construção do Centro de Referência, que será ao lado da Policlínica da Zona Norte. Mais uma importante obra da Prefeitura municipal voltada justamente para essas pessoas com transtorno do espectro autista, e que terão um local agradável, onde poderão passar o dia abrigadas e acompanhadas por psicólogos e pedagogos”, revelou.

O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007. O objetivo da data é garantir a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista e, desse modo, reduzir cada vez mais o preconceito existente contra esse público.

De maneira geral, as pessoas com TEA apresentam dificuldade de interação social e interesses restritos ou repetitivos. Vale salientar que algumas pessoas podem ter o TEA e desenvolver-se de maneira totalmente independente; outras, no entanto, podem necessitar de atenção para a realização de atividades por toda a sua vida. As terapias são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e sua maior independência.

A Prefeitura do Natal colaborou com a realização do evento através das secretarias de Saúde (SMS) e Mobilidade Urbana (STTU).