O prefeito Álvaro Dias participou nesta quinta-feira (31) da abertura do Encontro Nacional de Presidentes Estaduais e Diretores Nacionais da ABAV, no hotel Serhs da Via Costeira. Natal foi a cidade escolhida para sediar o Encontro da Associação Brasileira de Agentes de Viagem, considerado um dos principais eventos para o turismo nacional e que, pela primeira vez na história da instituição, é realizado fora de São Paulo.

A solenidade contou com a presença de autoridades, além do chefe do poder executivo municipal, estavam a governadora do Estado, Fátima Bezerra, e outros 150 convidados, entre agentes de viagem e representantes das associações de todo o País, trade turístico local e empresas parceiras, sendo recepcionados pela presidente da Abav-RN, Michele Pereira, e executivos da Gol Linhas Aéreas. As entidades de classe do comércio, indústria e turismo também participaram, como Sebrae, Fecomércio, Sindetur-RN e ABIH-RN, Abrasel, Convention Bureau.

Em sua fala, Álvaro Dias detalhou os investimentos da Prefeitura de Natal em obras estruturantes que vão impactar o turismo da capital, como a engorda da faixa de praia de Ponta Negra, o Complexo Turístico da Redinha e os projetos de intervenção e modernização do Centro Histórico e da Ribeira. O gestor destacou os motivos que tornam Natal uma das cidades mais buscadas nos sites de turismo. “Natal é um dos destinos mais bonitos do mundo e temos muitas particularidades que nos tornam privilegiados aos olhos dos visitantes, mas nem sempre percebemos, como a temperatura do banho de mar e o encontro do rio com o mar. Por isso, entendemos a necessidade de investimentos para potencializar o interesse do turista pela cidade”, disse o gestor.

Primeira mulher a presidir a Abav Nacional, Magda Nassar, lembrou que nesses dois anos de pandemia a Associação deveria ser chamada de coragem. “Quando a pandemia chegou, tivemos de tomar uma decisão corajosa. Ou a Abav se levantava e cuidava do setor e de seus passageiros, ou sucumbia. Foram profundas dores e hoje estamos em retomada”, lembrou. Uma das mudanças da nova gestão é o interesse em prestigiar o País. “Foi este o motivo que nos trouxe ao Nordeste e ao Rio Grande do Norte. Tiramos o evento de São Paulo”, comentou.