Cerca de 15 imóveis construídos irregularmente em área pública no Conjunto Vila Verde, no Pajuçara, e que estavam comprometendo parte das tubulações do sistema de abastecimento de água da localidade, começaram a ser demolidos pela Prefeitura do Natal nessa quinta-feira (24).

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estiveram no local compreendido entre as ruas San Marino, Linda Batista e Remador Clodoaldo Bakker, na zona Norte de Natal, para dar início a operação pelas construções não habitadas e em início de ocupação.

Os imóveis habitados já receberam laudo de interdição da Defesa Civil, pelo risco iminente de desabamento, caso a tubulação da CAERN entre em colapso e haja alguma ruptura. Segundo a fiscal urbanística , Ana Luísa Pimentel, a situação das construções é crítica, pois as casas se encontram próximas à rede de tubulação, e precisam ser desocupadas imediatamente.

Os fiscais observaram ainda a existência de cercas, construções concluídas e habitadas, algumas já com autuações, e construções em andamento. Além disso, foi constatado também que durante o processo de retirada do lixo acumulado no local, que parte do solo foi removido, ocasionando na exposição e vulnerabilidade da rede de abastecimento de água. Com a repetição desse processo ao longo dos anos, a situação se agravou.

“Devido ao acelerado processo de crescimento desordenado da cidade, a população local iniciou o processo de ocupação indevida da região, erguendo construções sobre a rede, colocando em risco as pessoas que moram nessas casas”, conta a fiscal.

As vistorias vão continuar até que haja a desocupação total das casas para dar continuidade as ações de demolição. A ação contou com o apoio da Urbana, CAERN, Guarda Municipal, COSERN e Defesa Civil, além de Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) para prestar assistência às famílias que precisão desocupar suas casas.