A Prefeitura do Natal segue investindo na mobilidade ativa com a operacionalização da nova faixa compartilhada entre os condutores de bike, ônibus, transporte escolar, opcional e táxis na Av. Cap. Mor Gouveia, trecho entre a Rua Oeste e a Av. Rio Grande do Sul. São mais de 3,6 km de extensão ligando a região Oeste aos outros importantes corredores da cidade, como a Prudente de Morais e Jaguarari – devidamente sinalizada.

Para marcar esse momento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) realizará neste sábado(26), a partir das 14h30, uma vivência chamada de “Inversão de Papéis” entre os personagens em tela. A ação educativa tem o objetivo de conscientizar sobre a convivência harmoniosa entre todos no trânsito com dicas sobre ultrapassagens, distância segura entre os veículos e as bikes, empatia e respeito.

Para isso, serão colocadas bicicletas na via compartilhada e os motoristas serão convidados a experimentar a sensação de estar pedalando na via e sendo ultrapassado por outro veículo. Durante todo o processo, os condutores vão alternando entre a direção dos veículos.

Durante a vivência, os condutores recebem também instruções sobre o limite de velocidade, os pontos cegos (áreas onde o motorista perde a visão do ciclista na via), além de orientação específica sobre os cuidados com os passageiros na hora do embarque e desembarque do veículo numa via compartilhada entre ônibus e bikes. Ainda na ação será possível orientar ao condutor do veículo particular sobre o uso da faixa compartilhada quando for realizar a conversão a direita.

A ação conta com a parceria da Associação dos Ciclistas do RN, o Programa Vida no Trânsito, SETURN, TRANSCOOP, COOPTEN, SISTEMA Sest Senat, Cruz Vermelha e a STTU por meio dos departamentos de Educação, Engenharia e Fiscalização de Trânsito.