O novo boletim epidemiológico da tuberculose (TB) divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), aponta uma queda no cenário da TB no município, registrando 511 casos de tuberculose ativa, 5% a menos do que em 2020. A SMS alerta a população que caso tenha contato com pacientes diagnosticados com tuberculose ativa, a pessoa deve procurar uma das 57 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar uma consulta prévia. A SMS disponibiliza as UBS de Mãe Luiza, Gramoré e Parque dos Coqueiros para a realização do teste tuberculínico.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Agravos Notificáveis  (NAN), Karen Teixeira, para que a cadeia de transmissão seja quebrada é importante que os contatos de pessoas com a doença em sua forma ativa sejam examinados e, se necessário, precocemente tratados. “A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para identificar e acompanhar esses contatos, sendo necessário além do empenho dos profissionais, o compromisso da população em procurar o serviço de saúde para o diagnóstico e tratamento”, comentou.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos e sistemas. É transmitida por meio de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes. Os principais sintomas da tuberculose são: tosse, febre baixa vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e fadiga.

É preciso ficar atento aos sintomas da doença, como, tosse seca e contínua por mais de três semanas, febre baixa, falta de apetite, sudorese e emagrecimento acentuado, são alguns dos sinais e sintomas mais frequentes da tuberculose pulmonar. A transmissão é feita pelo ar, pelas vias aéreas em praticamente a totalidade dos casos, e ocorre a partir da inalação de bactérias exaladas por uma pessoa infectada.