A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), celebra o dia 8 de março com o lançamento de projetos voltados ao fortalecimento da rede de assistência às mulheres da cidade e a independência financeira. Na programação, está prevista a apresentação de uma pesquisa realizada nas quatro regiões administrativas de Natal, além da inauguração de uma loja temporária (Pop Up Store) no Natal Shopping. 

 
A pesquisa que será apresentada dia 08 tem o objetivo de aferir o conhecimento da população sobre a rede de atendimento às mulheres da cidade. Vai auxiliar também no desenvolvimento do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no município. 


O Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Municipal de Natal está proposto na Lei Municipal Nº 6.902/2019, e determina o desenvolvimento de diretrizes e fluxos para o atendimento humanizado às vítimas de violência realizado pelos  profissionais integrantes da Rede Protetiva de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. Considera-se Rede Protetiva o conjunto de instituições, agentes sociais e equipamentos públicos e privados que realizam articulações baseadas na cooperação e que se reconhecem e compartilham informações.

Campanha

Além da divulgação dos dados da pesquisa, a Semul também vai lançar no dia 08 uma campanha Municipal em referência ao Dia Internacional da Mulher, e às mulheres que viraram a página da violência com a ajuda da rede de atendimento. 

Outra ação pelo Mês da Mulher é a inauguração da loja temporária (Pop Up Store) no Natal Shopping, resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Natal, através da Semul, CDL Natal e Natal Shopping. 

A Loja ficará aberta no horário de funcionamento do shopping sendo inaugurada em 08 de março às 18h e permanecerá em funcionamento até o dia 18 com a Exposição Valentes, que representa um grupo de 34 mulheres empreendedoras de diversas áreas, articuladas pela Semul. Esta iniciativa tem como objetivo contribuir com essas mulheres na divulgação e na comercialização dos seus trabalhos.