A largada das obras do Complexo Turístico da Redinha foi dada com o início dos serviços de reestruturação da Rua Maruim. As máquinas da empresa responsável pela intervenção estão trabalhando na terraplanagem da via. Atualmente em terreno carroçável, o espaço receberá pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por uma ciclovia em canteiro central, amplas calçadas arborizadas em toda sua extensão, além da construção de uma praça com academia para os moradores da região. O segundo trecho da rua Maruim também já está sendo executado na região do antigo acesso à Balsa da Redinha, contemplando cerca de 730m de pavimento asfáltico, calçadas padronizadas, arborização, ciclorrotas, e moderna iluminação pública.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou os locais nesta sexta-feira (25), acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Carlson Gomes, e pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias. Só nessa etapa de requalificação da rua Maruim, estão sendo investidos R$ 5,5 milhões. A obra toda do Complexo Turístico da Redinha está orçada em R$ 25 milhões e está sendo executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Prefeitura de Natal.

“Essa será uma das vias mais bonitas de Natal. Teremos excelentes condições de trafegabilidade, acessibilidade, iluminação especial, um projeto paisagístico de primeira linha, ciclovias e ciclorrotas. Essa é uma das obras mais emblemáticas da nossa gestão. Vamos mudar a realidade da Praia da Redinha com a execução do Complexo Turístico. Algo tão necessário e fundamental para o desenvolvimento da zona norte de Natal.”, destacou o prefeito.

A obra foi dividida em cinco lotes. O primeiro lote ficou responsável pela construção do novo Mercado da Redinha. O segundo para execução dos serviços de iluminação pública da rua Maruim, do calçadão da rua Francisco Ivo e do quebra-mar, incluindo mão de obra, materiais e equipamentos. A requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a urbanização e drenagem do entorno do Mercado Público da Redinha estão inseridas no terceiro lote e o quinto lote contempla a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui ainda a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a av. João Medeiros Filho.

Ainda dentro do escopo das obras, a Prefeitura do Natal irá promover a modernização da rua Francisco Ivo e o chamado quebra-mar. A rua Francisco Ivo é a principal via da orla da Redinha, e por isso terá seu pavimento em asfalto substituído por material drenante que possibilitará a melhoria significativa na drenagem local. O novo pavimento será executado no nível das calçadas, sem com isso, apresentar diferença de cota entre as calçadas e a faixa de rolamento dos veículos, que será separada por balizadores fixos.

No quebra-mar será realizada a recuperação da estrutura por meio da execução de piso de concreto pigmentado sobre o atual revestimento em paralelepípedo, bem como a melhoria da iluminação e criação de um mirante na extremidade do espigão, promovendo um espaço de contemplação aos pedestres, para que aproveitem a vista do mar e da fortaleza dos Reis Magos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), a obra do Complexo Turístico da Redinha engloba a reformulação completa do mercado, criação de novos acessos ao local, abertura de nova rua ligando a ponte Newton Navarro ao mercado; construção de deck para passeio, recuperação do quebra-mar e instalação de nova iluminação na área. Além disso, a Prefeitura do Natal promoverá novos 29 boxes e seis restaurantes na obra final do Complexo Turístico. As obras têm previsão de conclusão de 18 meses.

Alto da Torre

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o secretário municipal de Obras Públicas, Carlson Gomes, também vistoriaram nesta sexta-feira as obras de drenagem e pavimentação do Alto da Torre, na zona norte. Os serviços estão sendo executados nas ruas Torre de Marfim, Altamira Bastos, Renascer e Alto das Dunas. Após a finalização dessas quatro vias, a gestão municipal seguirá com os trabalhos nas outras seis, concluindo todas as ruas do Conjunto. Estão sendo investidos R$ 497 mil com recursos oriundos de uma emenda federal destinada pela deputada federal Carla Dickson.

“Vamos drenar e pavimentar todas as ruas do Alto da Torre. Uma demanda exigida pelos moradores há mais de vinte anos. Estamos trazendo dignidade para a população, valorizando os imóveis, promovendo saúde e qualidade de vida. Vamos acabar com os transtornos vivenciados por todos que vivem aqui em tempos de chuva, bem como no período de estiagem com a poeira e o barro invadindo a casa. Um benefício imensurável para a comunidade”, destacou o prefeito Álvaro Dias.