Em evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito Álvaro Dias participou na manhã deste sábado (19) na Fiern, do seminário sobre o programa de acesso à moradia, Casa Verde e Amarela, que visa combater o déficit habitacional. Além do seminário, foi realizada a assinatura de Ordem de Serviço, também pelo MDR, que autoriza o início da elaboração do projeto de implantação da Adutora do Agreste Potiguar.

O seminário contou com representantes do setor da construção civil para debater o Programa Casa Verde e Amarela, programa do Governo Federal que, além da produção de moradias, como casas e apartamentos, também inclui a regularização fundiária para as famílias de baixa renda e a locação social.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, desde 2019, foram entregues no Rio Grande do Norte 20.335 moradias, sendo 6.677 apenas em 2021. Em todo o país foram 1,2 milhão de novas moradias para as famílias de baixa renda.

O prefeito Álvaro Dias destaca a importância deste programa para as pessoas que vivem em moradias vulneráveis e também aquelas que não têm a documentação de seus imóveis. E lembra que a regularização fundiária em Natal já alcançou nos últimos meses mais de 2.000 famílias. “É um programa importante que dá às pessoas uma moradia digna e com a documentação regularizada”, disse o prefeito.

Adutora

O projeto da adutora é uma das principais obras hídricas do Rio Grande do Norte que vai beneficiar 38 municípios. Estão sendo investidos R$ 260,5 milhões e a estimativa é que a obra atenda cerca de 510 mil pessoas.

No evento, o prefeito Álvaro Dias falou em seu discurso sobre a importância de investir e resgatar o sonho do povo nordestino com a realização desta obra. “O abastecimento de água vai dar tranquilidade aos municípios e terá um peso inimaginável para toda a população”, afirmou.

O ministro Rogério Marinho destacou o impacto positivo que a adutora vai garantir aos potiguares. “Nosso dever é garantir segurança hídrica ao sertanejo que já sofreu muito com a falta de água. Este é mais um passo que damos para permitir que milhares de potiguares tenham acesso à água e vivam com mais qualidade de vida”, afirmou o ministro.

No evento também estiveram presentes deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e representantes dos municípios.