O atendimento nas unidades do Cadastro Único ganhou o reforço de 20 novos colaboradores, que a partir desta segunda-feira (14), passam a atuar no preenchimento de formulários do CadÚnico e do sistema online V7, que faz a operacionalização do Cadastro. A capacitação, ministrada por servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), tem carga horária de 40 horas, com encontros presenciais para a aprendizagem teórica e prática.

O treinamento para o Cadastro Único acontece periodicamente e tem o objetivo de ampliar o atendimento nas unidades. O titular da Semtas, Adjuto Dias, lembrou que a formação impacta diretamente na celeridade do processo cadastral e proporciona mais comodidade aos candidatos a beneficiários da rede socioassistencial.

“Nas últimas semanas, as filas em frente às unidades do Cadastro Único e dos CRAS tornaram-se comuns, e pudemos ver o quanto esse cadastro é importante para as famílias. Para reduzir essas filas, criamos o agendamento virtual e agora com reforço de 20 novos colaboradores, tenho certeza que estamos oferecendo um melhor atendimento a população”, afirmou Adjuto Dias.

A chefe do setor de Cadastro Único, Andreia Melo, acrescentou que a capacitação qualifica o colaborador a também identificar as dificuldades dos participantes referentes às demandas e prioridades dos usuários para se obter o cadastramento com sucesso e rapidez.

“O processo de cadastramento requer também sensibilidade dos nossos colaboradores, que devem identificar os impedimentos legais durante a entrevista. Nós costumamos dizer que os trabalhadores do CadÚnico são os mais importantes da nossa secretaria, já que o Cadastro Único é a porta de entrada para todo e qualquer benefício socioassistencial, e por isso precisamos prepará-los bem para que eles possam oferecer o melhor atendimento ao nosso público”.

Além das duas unidades do CadÚnico, localizadas nos bairros de Igapó e Ribeira, os novos cadastradores também serão encaminhados para os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), locais que também fazem o processo de cadastramento.