A Prefeitura de Natal investe para transformar a capital potiguar em uma cidade cada vez mais limpa e saudável. Em 2021, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal - Urbana, coletou quase 250.000 toneladas de resíduos classificados como de origem domiciliar. Além disso, o Projeto Natal Limpa e Sustentável, que consiste na implementação do conceito de Sustentabilidade 4.0, voltado para a questão do lixo eletrônico, e que teve seu lançamento em junho passado, ganhou espaço e adesão na cidade. 

O lixo recolhido e tratado de forma adequada, evita que as ruas e terrenos baldios sejam usados como depósito irregular, aumentando o risco de doenças e inundações, uma vez que boa parte acaba sendo levada pela chuva e entupindo os bueiros. Quanto ao lixo eletrônico, mais de sete toneladas foram recolhidas de forma adequada e com isso, se evita a contaminação de solo e oferece outros benefícios ambientais. 

Sustentabilidade 
O conceito de Sustentabilidade 4.0, do Projeto Natal Limpa e Sustentável, busca melhores métodos de produção, inteligência em materiais embarcados e uma rastreabilidade e recuperação de materiais em larga escala através da Think Circular (o primeiro ecossistema digital para rastreabilidade e gestão do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos do mundo). 

Para isso, a Urbana, em parceria com a empresa Circular Brain instalou nove PEVs (pontos de entrega voluntária de resíduos eletroeletrônicos), chamados também de coletores de eletroeletrônicos.  Os coletores estão instalados na sede da Prefeitura do Natal, na Semtas, na Loja Natal Original, no prédio da PGM/Semsur/Semul/Seharpe, Supermercado Rede Mais Planalto, Midway Mall, no Shopping 10, no Partage Norte Shopping, na Farmácia Saudepharma. 

Para este ano de 2022 a intenção é ampliar esse serviço. Até agora, foram mais de sete toneladas de resíduos recolhidos por outra empresa parceira do projeto, a Natal Reciclagem, que dispõe para a população o recolhimento domiciliar de resíduos eletrônicos através do site https://natallimpaesustentavel.com.br/ ou através do número do Ecozap 99966-4010. 

Essas sete Toneladas de resíduos correspondem a 10.471,8 Kg de CO² (gás carbônico) equivalente a 43.776,4 MW/h (Megawatts por hora) economizados, e que equivale a 2.435 árvores capturando Co2 da atmosfera ou 5.205.695,7 (cinco milhões, duzentos e cinco mil, seiscentos e noventa e cinco, sete) de litros de água economizados. 

Ao mesmo tempo, a Urbana dispôs, em parceria com a Coopcicla (Cooperativa de Material Reciclado da Cidade de Natal), big bags para diversas secretarias do município para o recolhimento de papéis inservíveis e garrafas pet. Foram mais de duas toneladas de papéis recolhidos até o momento. Em 2022 as ações serão reforçadas e ampliadas.

Coleta
Além da coleta domiciliar, e de resíduos eletrônicos, a Prefeitura de Natal, através da Urbana, também coletou, entre janeiro e dezembro de 2021, mais de 180.000 toneladas de entulhos e podas. Já no serviço de zeladoria, a varrição de vias públicas atingiu o patamar de pouco mais de 1.875 quilômetros de vias atendidas. 

Em uma cidade cuja economia gira em torno da indústria do turismo, soma-se a esse esforço para manter a cidade limpa e bonita, cerca de 1.250 quilômetros de vias capinadas, ou atendidas pelos serviços de pintura em toda capital. 

A Prefeitura de Natal adquiriu ainda 120 lixeiras para distribuir nos principais pontos da cidade. A Urbana está estudando instalar, em princípio, na orla de Ponta Negra, coletores de concreto produzidos pela própria companhia, para tentar diminuir a depredação desses equipamentos existentes na praia, atualmente.

Este ano, a Urbana pretende ampliar a instalação dessas lixeiras, além de aumentar o quantitativo de Ecopontos, dando maior possibilidade para a população fazer a destinação correta dos resíduos de construção civil, poda, pneus, e diversos outros materiais.