Com um trabalho voltado à assistência da população vulnerável, a oferta de cursos de qualificação e ainda na garantia do direito humano à alimentação adequada, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), conseguiu desenvolver e efetivar ações importantes da política assistencial em 2021.

Mesmo vivenciando mais um ano de pandemia e recessão econômica, a Semtas criou o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), fomentou a economia local, por meio da realização de eventos e incentivo ao artesanato e apoio à agricultura familiar a partir da estruturação de feiras e entregou um veículo adaptado, o Mob-Suas, para o transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Segurança Alimentar
No primeiro ano da atual gestão municipal, 39.334 mil cestas básicas foram entregues em Natal para a população em situação de vulnerabilidade social. As ações aconteceram nas quatro regiões administrativas de Natal e tiveram um investimento de R$ 5.540.013,25. A Prefeitura de Natal também criou a campanha “Vacina Solidária”, em que foram arrecadados mais de 15 mil quilos de alimentos e viabilizou a segurança alimentar de 157.366 natalenses.

Em 2021 o programa “Sopa Solidária” foi ampliado e passou a atender 17 comunidades e bairros com população em situação de vulnerabilidade. Com a expansão do programa, foi possível atender sete mil pessoas aproximadamente. Além dessas duas ações, em dezembro de 2021 foi iniciada a reestruturação do Banco de Alimentos de Natal, administrado pelo Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, e que tem o objetivo de reduzir o desperdício e combater a fome através da arrecadação de alimentos e incentivo às doações.

Mob-Suas

A Residência Inclusiva, unidade da Semtas que oferta o serviço de acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência, recebeu um micro-ônibus, o Mob-Suas, totalmente adaptado para o transporte dos usuários. A nova viatura tem por finalidade prover a rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos meios necessários à ampliação da mobilidade, acessibilidade e transporte de pessoas com deficiência e demais usuários, bem como das equipes de referência multidisciplinares para a realização das ações, serviços, programas e projetos da assistência social.

Empreendedorismo

O compromisso de incentivo ao trabalho e à qualificação profissional foi fortalecido com a criação do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE). Localizado no bairro do Alecrim, o CMTE é um espaço voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo, de apoio ao micro e pequeno empresário e à qualificação profissional.

Entre os meses de setembro e novembro, período em que os cursos profissionalizantes ofertados pela Semtas foram retomados, o CMTE qualificou 600 pessoas para atuarem em diversas áreas do mundo do trabalho, como designer de sobrancelhas, auxiliar de almoxarifado, camareira, garçon, repositor de mercadorias, vendas e ainda possibilitou a formação inicial em línguas (espanhol, inglês e libras).

Para a formação das turmas foram reservadas vagas e cursos específicos para atender os usuários do Centro Municipal de Cidadania LGBT – 25 alunos para o curso de maquiagem e designer de sobrancelha e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) - 11 alunos formados no curso de fabricação de vassouras pet.

Loja Natal Original

Também foram executadas ações de valorização ao trabalho dos artesãos natalenses e de fomento ao comércio do artesanato, com a reabertura da Loja Natal Original. Em agosto, a Semtas assinou um termo de cooperação técnica com o Sebrae/RN para a execução do projeto “Lugares de Charme”, criado pela designer social Cris Ribeiro, que visa qualificação de 120 artesãos para atender melhor os clientes, conhecer ferramentas práticas de gestão financeira e auxiliar o cálculo dos preços dos produtos e utilização de canais e plataformas digitais e vendas online e offline.

A Loja, reaberta para a programação do Natal em Natal, apresentou uma variedade de peças artesanais para o público. Durante as semanas do evento, a exposição movimentou cerca de meio milhão de Reais e conseguiu impulsionar a economia local.

Loja do Empreendedor

O ano de 2021 foi o ano em que a Prefeitura Municipal do Natal mais investiu no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico do município. A Loja do Empreendedor, localizada no Partage Norte Shopping, foi inaugurada no mês de outubro e foi viabilizada por meio de uma parceria com o Sebrae/ RN. A Loja do Empreendedor é um espaço de atendimento para aqueles que querem abrir seu próprio negócio e para empresários que precisam de orientações sobre  gestão de negócios, planejamento de vendas e noções de empreendedorismo em geral.

Contando com parceiros estratégicos, a Loja disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação e regularização das atividades, dentre outros serviços. O espaço funciona com equipes das secretarias municipais do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Vigilância Sanitária Municipal, Planejamento, além de apoio e orientação dos técnicos do Sebrae/RN.