Neste mês de Janeiro, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o Palácio Felipe Camarão recebeu iluminação no tom roxo. A iluminação especial é alusiva à Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hanseníase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A sede da Prefeitura do Natal recebeu a nova iluminação nesta quarta-feira (19) e ficará com a cor especial até o dia 31 de janeiro. Segundo o titular da Semsur, a iniciativa está sendo realizada em todo o país e tem como principal objetivo despertar a conscientização da população sobre a doença.
“Natal está entrando na campanha através da iluminação do Palácio Felipe Camarão. É um ato simbólico, mas que faz toda a diferença. Diversos edifícios do país, como o do Conselho Nacional de Justiça e o Congresso Nacional, aderiram ao Janeiro Roxo”, pontuou.
Segundo a SBD, o Brasil é a segunda nação no mundo com maior incidência de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. Anualmente, o país registra cerca de 30 mil novos casos da doença.
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são alguns dos sinais da doença: manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil; sensação de fisgadas, dormência e formigamento nos membros; redução da transpiração; pele seca e caroços no corpo.
Em caso de aparecimento de sintomas, a pessoa deverá procurar o posto de saúde mais próximo. A hanseníase tem cura e o tratamento pode ser feito de forma gratuita pelo SUS.