Moradores das proximidades da Fortaleza dos Reis Magos, um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Reis, visitou na manhã desta quinta-feira (20), o monumento histórico recentemente restaurado e aberto para visitação. Os estudantes conheceram um pouco do local com informações sobre o processo de construção, existência e importância para a cidade, aposentos dos militares que trabalhavam no local, guarita, canhões, as imagens dos Santos Reis que denomina a fortaleza e personagens como Felipe Camarão e Clara Camarão. A aula de campo foi organizada pela professora de História, Rosália Carrilho Dantas da Silva.

De acordo com a professora Rosália Carrilho, a aula foi pensada para apresentar o conteúdo da história numa parceria com as atividades de Língua Portuguesa, para trabalharem leitura e escrita. “Como eles são da comunidade, moram aqui nas adjacências do Forte dos Reis Magos, mas nem sempre eles têm acesso ao espaço. Para muitos é apenas um ponto de referência. Então, quando foi reaberto, pensei que era o momento para proporcionarmos esta aula”, destacou Carrilho.

A Fortaleza dos Reis Magos é o primeiro ponto de partida da história escrita do Rio Grande do Norte. Estrategicamente construída no encontro do rio com o mar, a visão do monumento histórico é algo comum para as crianças moradoras do entorno, mas que em grande parte não encontravam uma necessidade de conhecer, segundo relatou a professora Rosália Carrilho. No entanto, com a visita in loco e todas as explicações da aula de campo, os estudantes demonstram agora o interesse de vivenciar o espaço. “Agora eles já estão falando que querem trazer o pai e a mãe”, conta a professora.

Admirado com a estrutura do espaço, o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Rayitalo Lima Rodrigues, de 12 anos, comentou da experiência. “Eu achei muito legal. Nunca tinha vindo aqui. Foi uma experiência muito bacana conhecer um pouco mais da história. O que me surpreendeu foram os canhões”, disse.

Quem também comentou da visita foi Maria Luíza de Sousa Cândido, de 12 anos e também do 6º ano do Ensino Fundamental. Ela já conhecia o espaço e falou sobre a visita. “Eu estou vindo pela segunda vez aqui. Eu acho muito interessante por ser um espaço muito antigo. Então, eu gosto muito daqui. Eu frequento a praia aqui perto e a história daqui me chama muito atenção”, finalizou.