A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), começa na próxima segunda-feira (24), a capacitação de 30 entrevistadores  que vão atuar no preenchimento de formulários do Cadastro Único e do sistema online V7, que operacionaliza todo o CadÚnico.

O primeiro dia de treinamento acontece no Centro de Referência à Mulher Elizabeth Nasser, localizado no bairro Dix-Sept Rosado, zona oeste de Natal. A capacitação será dividida em duas turmas (manhã e tarde) para evitar aglomerações e terá carga horária de 60 horas para cada turma. Os encontros serão presenciais, com aulas teóricas, ministradas por servidores veteranos da Semtas, e aulas práticas, nas unidades da secretaria.

Durante a capacitação, os colaboradores terão contato com o sistema operacional que realiza o cadastramento e organiza as informações das famílias que solicitam os benefícios.

Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, a formação traz benefícios para a população, uma vez que mais pessoas no atendimento gera uma maior rapidez e proporciona mais conforto às famílias. “A capacitação serve para ampliar e qualificar os profissionais aptos a inserir famílias corretamente no CadÚnico. Os entrevistadores terão oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos, tanto sobre o sistema, como também de todas as nuances que envolvem o Cadastro Único. É uma capacitação muito importante. São esses profissionais que estão recebendo a população e informando. Eles inserem as informações da população no sistema do banco de dados. O programa requer muita atenção e responsabilidade, e o curso garantirá um serviço de excelência para os nossos usuários”, frisou.

O Cadastro Único tem como objetivo retratar a situação socioeconômica da população de todos os municípios brasileiros. É uma ferramenta do Governo Federal para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social e inclusão destas famílias nos programas de transferência de renda. Ao final do curso todos receberão certificado comprovando que estão aptos a realizar suas funções como entrevistadores do Cadastro Único.