A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), detectou dois casos da variante Ômicron da Covid-19 na capital. 

Os casos foram identificados nas análises laboratoriais de amostras coletadas no último dia 20 que apresentaram resultados positivos para Sars-CoV-2. As amostras foram encaminhadas ao Lacen-RN e enviadas à Fiocruz para sequenciamento genômico. 

Segundo o coordenador do CIEVS Natal, Tárcio Lopes, o Centro foi acionado no dia 21 de dezembro por um médico infectologista, que atendeu no dia anterior, em consultório privado, dois pacientes com sintomas gripais, vindos de Angola. “Em 03 de janeiro recebemos o resultado do sequenciamento genômico”, informou.

O CIEVS Natal realizou a investigação e monitoramento dos pacientes desde a notificação até o dia do resultado do sequenciamento. “São dois homens, jovens, vacinados com duas doses. Os dois homens estão bem, apresentaram sintomas leves, não necessitando internamento. Já cumpriram o período de isolamento indicado pelo médico assistente. Atualmente encontram-se recuperados, sem sequelas ou queixas”, destacou Aline Delgado, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica.

A SMS solicita à população para manter os cuidados na prevenção da Covid-19, como, usar máscara corretamente, lavar as mãos ou higienizá-las com álcool em gel a 70%, manter o distanciamento social e não se aglomerar.