Com o objetivo de desenvolver atividades representativas ao desenvolvimento infantil, aconteceu a mostra cultural “Tempo de nos reinventar”, no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, no Conjunto Leningrado. As salas do CMEI foram caracterizadas com temáticas sobre questões de cidadania, responsabilidade, sinceridade e respeito ao próximo. O evento presencial do último sábado (18) contou com a participação das 293 crianças, do Berçário II ao Nível IV, e visitação dos pais e familiares ao CMEI.

Cada sala contou com uma temática trabalhada pelas crianças em conjunto com os educadores infantis para expor os trabalhos aos visitantes. “Estou achando ótimo, porque através dessa amostra cultural podemos ver os trabalhos deles. Como mãe, me sinto muito feliz por ver isso. É interessante os desenhos, as pinturas, e evolução no geral deles ao decorrer do ano letivo”, afirmou Clênia da Silva Vieira, mãe de Lara Rauane, que tem quatro anos.

Responsável pela sala que abordou a temática sobre sinceridade, a educadora infantil Maria Francisca Pinheiro de Lima discorre sobre: “Dentro desse tema sinceridade, trabalhamos com eles produzindo sinceridade, ou seja, as atividades feitas por eles. As crianças ficaram muito curiosas, cada dia queriam mais. É uma turma com crianças de quatro e cinco anos, e eles davam opiniões e queriam muito produzir. Foram duas semanas no desenvolvimento dos trabalhos para a realização dessa amostra”, relatou a educadora.

“Depois de ter passado quase um ano e meio parados, percebemos a necessidade de se reinventar em muitas situações. Uma delas foi a questão dos valores, a cuidar não só de si, mas sim do outro. Então, unimos as questões também da formação Justiça e Escola, como a sinceridade, respeito, zelo e cidadania. Unimos tudo isso e formamos o tema. A questão de nós com o mundo. Para a criança fica muito mais prazeroso através da questão lúdica, por meio das experiências formadas. É uma reinvenção não só de questões, mas de nós mesmos. A visitação dos pais foi muito boa, é muito importante essa presença e parceria dos pais”, contou Wilza Flávia de Lima Cruz, gestora pedagógica do CMEI.