Dois integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) foram agraciados pela Câmara Municipal de Natal com a Comenda Bel. Maurílio Pinto de Medeiros, criada pelo decreto legislativo 453/2018, para homenagear profissionais que se destacam na área da segurança pública do Estado. A Guarda Municipal do Natal (GMN) foi contemplada na pessoa do seu comandante, Alberfran Câmara Grilo, e a chefe de Operações da Defesa Civil Municipal, Fernanda Jucá, recebeu a homenagem em nome do seu avô, ex-delegado de Polícia Civil do RN. Maurílio Pinto de Medeiros.

A sessão solene aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contemplou com a honraria 68 profissionais da segurança pública do Rio Grande do Norte, entre eles, policiais militares, civis e penais, bombeiros militares e guardas municipais. A proposição das homenagens foi do vereador Hermes Câmara (PTB).

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, agradeceu a honraria e dedicou a Comenda a todos os guardas municipais da capital potiguar se referindo aos integrantes da sua corporação como os verdadeiros homenageados pelo trabalho realizado cotidianamente em prol da segurança do natalense. “É um momento importante para toda a nossa corporação que simbolicamente é lembrada com essa honraria que leva o nome do policial mais honrado e dedicado à segurança pública do nosso Estado, que foi o doutor Maurílio Pinto de Medeiros”, comentou o comandante.

Maurílio Pinto começou a trabalhar na polícia em 1964 e foi chefe da Polícia Civil no Estado por 21 anos e ainda exerceu as funções de subsecretário e secretário adjunto de Segurança Pública do Rio Grande do Norte e se aposentou em 2011, após 47 anos de atuação na Polícia Civil. O delegado, conhecido por Xerife, faleceu aos 76 anos, em maio de 2018, deixando um legado na segurança pública do Rio Grande do Norte.