Durante toda esta quinta-feira (09) está sendo realizado o pleito eleitoral para escolha dos gestores da Rede Municipal de Ensino de Natal.  A eleição ocorre nas Escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil das 7h às 17h30. Os eleitos irão tomar posse no mês de janeiro para um mandato de três anos.

Os candidatos que concorrem aos cargos de diretores administrativo-financeiro e pedagógico foram aprovados em um curso de capacitação de caráter eliminatório. O curso foi ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal). Estão votando no processo eleitoral professores efetivos, estudantes a partir dos 12 anos, servidores efetivos e pais e/ou responsáveis pelos estudantes.

No Centro Municipal de Educação Infantil Padre Sabino Gentille, a concorrente a gestora pedagógica pela Chapa 1, Maria da Conceição Santana, falou a respeito da candidatura ao cargo. “Faço parte da Rede Municipal de Ensino há 10 anos, e acredito que todos os professores têm competência para exercer a função, se nos interessarmos e lutarmos pela nossa escola, nos aperfeiçoamos e aprendemos com os erros e os acertos diários”. Já a candidata pela Chapa 2, Rita Samuel Bezerra também comentou da expectativa enquanto concorrente. “Atendendo ao pedido da comunidade escolar que eu considero que é muito importante, nós resolvemos formar uma chapa. Me candidatei por acreditar na educação pública e por acreditar também que eu tenho capacidade junto com a parceira na gestão administrativa de dar continuidade ao trabalho que a gestão atual vem fazendo”.

Acompanhando as eleições nas unidades de ensino, a secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, ressaltou que o processo eleitoral acontece em grande parte das unidades de ensino, e já vem tendo suas etapas iniciais: apresentação das chapas, homologação e efetivamente o dia das eleições. “A realização das eleições nos deixa muito felizes, já que é a lei de gestão democrática sendo colocada em prática em sua plenitude, lei que foi resultado de uma grande luta do município de Natal. O CMEI Padre Sabino Gentille, por exemplo, tem duas chapas, então isso mostra que a democracia está sendo exercida com sobriedade, naturalidade e com imparcialidade, e que todo mundo está fazendo a sua parte para que a eleição ocorra de forma normal, sem nenhuma intercorrência”.

No CMEI Santa Cecília, a professora Elisandra Oliveira, declarou que o processo de gestão democrática é imprescindível. “Participei ativamente nesse momento para que houvesse eleições, mesmo durante a pandemia. Eu e um grupo de colegas, fomos à Prefeitura do Natal, fazer essa solicitação para que nossas eleições não deixassem de acontecer e que ocorresse da forma mais segura possível”, disse.

O responsável pelo aluno, João Marcos Lima Cruz matriculado no 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, Jackson Mateus de Lima Cruz, foi votar na manhã de hoje e comentou sobre a escolha dos gestores de maneira democrática. “O processo eleitoral é muito importante, porque dessa forma sempre vamos poder escolher os representantes aqui da escola que nós conhecemos e dizer se eles são aptos ou não para estar dirigindo a escola”.