A Prefeitura Municipal do Natal, por meio do Departamento de Paisagismo da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), contabilizou, de janeiro até o dia 30 de novembro, um total de 12.484 demandas de manejo arbóreo sustentável. Desse total, a quantidade de podas realizadas chegou a 9.746 demandas e 2.472 limpezas de palmeiras e coqueiros. Foram contemplados, durante a execução dos serviços, os principais corredores urbanos, praças e demandas individuais nas quatro regiões administrativas da cidade. A previsão da Semsur  é de que, até o final deste mês de dezembro de 2021, o número  ultrapasse 11 mil ações de podas e 3 mil limpezas arbóreas. 

De acordo com a titular do Departamento de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, o serviço busca a manutenção da floresta urbana, melhoria da iluminação pública e oferece mais segurança à população e motoristas com a desobstrução de semáforos das principais vias da cidade, além de fazer a prevenção da saúde do acervo arbóreo da cidade.   

Natal possui um acervo vegetal composto por árvores exóticas e nativas. A maioria das demandas de podas decorre do plantio de árvores exóticas e não apropriadas para calçadas, provocando danos estruturais aos imóveis, gerando problemas de acessibilidade e estragos nas redes elétrica e hidráulica. O Nim indiano, o Algodão e a Castanhola são exemplos de plantas exóticas que são muito utilizadas em Natal. O algodão e o Nim têm causado muitos transtornos, pois suas raízes destroem calçadas, afetam o calçamento e danificam a estrutura do sistema hidráulico e esgotamento sanitário. 

O serviço de poda é gratuito

Para esclarecer dúvidas, pode-se fazer uma consulta ao manual no site da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) ou buscar orientação da equipe de Paisagismo da Semsur. O cidadão pode solicitar poda pelo email semsur@natal.rn.gov.br ou pelo telefone 3232-9845, informando nome, endereço, CPF e motivo da solicitação. 

As únicas árvores que podem ter os serviços realizados pela prefeitura são as chamadas árvores públicas (calçadas, canteiros centrais, áreas verdes e praças), e o serviço é gratuito. A solicitação é transformada em um processo e, em seguida, é realizada uma vistoria no local, os técnicos verificam o manejo correto a ser aplicado. Todo o material orgânico proveniente das podas e supressão é triturado e levado para compostagem para futura reutilização como adubo e na recomposição de canteiros, tornando o serviço oferecido totalmente sustentável.